Saltar para o conteúdo

O papel da tecnologia na educação bilíngue

A era digital trouxe consigo informação e comunicação em massa por meio de diversos dispositivos que tomaram seu devido espaço na vida moderna. Um dos mais importantes componentes dessa transformação foi a internet, em especial em sua versão móvel, após a popularização de aparelhos celulares. Nesse artigo, iremos discutir a tecnologia na educação e dar dicas práticas de aplicativos para treinar o inglês (veja a tabela no fim do artigo).

Por ser o que se considera uma tecnologia evolutiva (ou seja, em constante aprimoramento), a internet se tornou rapidamente a ferramenta mais importante a ser dominada no século XXI – e a mais complexa. Presente em diversas esferas da nossa vida, tendências apontam que será pouco a pouco mais difícil viver sem ela.

Saiba mais sobre os programas Edify!

Como a tecnologia afeta as relações interpessoais?

Uma das esferas mais afetadas pelas transformações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas foi a da linguagem. As formas de comunicação sofreram — e ainda estão sofrendo — constante mutação, e nisso seus códigos e funcionalidades também.

Essas mudanças vão além do entendimento de mensagens ou da capacidade de dialogar online da mesma forma que na vida real; as modificações atingem até mesmo o comportamento, a cultura e as relações interpessoais. Coisas simples como ler um livro, paquerar ou pedir uma carona estão encontrando suas versões online e em aplicativos de celular, coisas antes inimagináveis no meio digital.

Quantas vezes não se vê por aí mesas em restaurantes e bares com pessoas em silêncio, cada uma no seu próprio aparelho móvel? O quanto isso não reflete na nossa sociedade em termos de inteligência emocional e interpessoal?

Um reflexo claro que se pode observar é que a popularidade que certos aplicativos alcançaram acabaram por modificar as formas de comunicação — e, consequentemente, as funções de linguagem, antes consideradas vigentes, o que exige contínua adaptação.

Ou seja, um ser capaz de se comunicar em uma língua oralmente precisa também constantemente aprender a lidar com as necessidades de comunicação daquela língua em meios digitais, que representam uma boa fatia dos meios onde a comunicação ocorre hoje.

Por que utilizar a tecnologia no ensino bilíngue?

A partir do momento que se compreende o impacto social de novos recursos tecnológicos, se entende a necessidade do uso da tecnologia nas escolas, em especial nas escolas com programa bilíngue.

Fazer uso de recursos tecnológicos como o tablet ou o celular em sala de aula demanda domínio de novos códigos que se tornaram operacionais e tem impacto direto sobre a cultura, as formas de produção e apropriação dos saberes.

Ao ignorar tal impacto, corre-se o risco de desconectar o aprendizado que acontece no ambiente escolar das necessidades dos alunos em sua vida fora da escola. Se formar cidadãos pensantes e agentes globais capazes de se comunicar com o mundo é uma das missões mais importantes da escola com um projeto bilíngue, ela tem que aceitar que tecnologia e educação precisam estar lado a lado.

Isso se deve à base sobre a qual o bilinguismo nas escolas se fundamenta: ao adquirir um segundo idioma de forma ativa, surgem múltiplas oportunidades para uma criança desenvolver diferentes competências como criatividade, colaboração, comunicação, pensamento crítico, entre outras.

Nesse modelo de aprendizagem ativa, a criança é construtora do conhecimento e, para que possa executar tal tarefa, precisa receber estímulos variados e ser incentivada por estratégias autênticas e reais. Novamente, algo que as tecnologias recentes trazem em abundância.

Como fazer uso do celular e tablets em sala de aula?

A variedade de aplicativos oferece um grande suporte ao professor que procura investir nesse caminho, junto com o grande número de educadores que já apostam nisso para o futuro da educação, como Vicki Davis e Giselle Santos.

Uma pesquisa rápida online oferecerá diversas ideias capazes de introduzir a tecnologia em sala de aula, das mais simples – como usar a câmera do celular para tirar fotos a fim de revisar o vocabulário, até as mais complexas, como Kahoot, uma plataforma de jogos voltados a aprendizagem.

Há ainda formulários online para uso em testes de conhecimento, por exemplo, como o Google Forms; ou até mesmo Stopmotion Studio, uma ferramenta digital para criar curtas e animações com os alunos com o objetivo de estimular a criatividade enquanto aprendem uma segunda língua.

O grande desafio desse caminho para a educação bilíngue será estimular todos a fazerem o melhor uso possível das tecnologias, algo complexo de se realizar considerando que as possibilidades são infinitas .

Entretanto, a rota a ser traçada jamais esteve tão clara: trata-se de moldar-se aos avanços das tecnologias e guiar o caminho para o uso e a apropriação crítica desses novos meios. O propósito, afinal, é trazer essas ferramentas como aliadas na construção do pensar, contribuindo para preparar cidadãos de uma sociedade que ainda está por vir.

Autor: Mattheus Chacon


Converse com um dos nossos consultores!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

bilinguismo

Bilinguismo: saiba tudo sobre essa tendência linguística

O bilinguismo tem se destacado como uma tendência linguística cada vez mais relevante, gerando discussões entre pais e escolas sobre os benefícios e as possíveis desvantagens associadas a essa prática educacional. Com a globalização e…

reuniao_de_pais

Reunião de pais: dinâmicas e como gerenciar as expectativas quanto ao Programa Bilíngue

A reunião de pais em escolas com programa bilíngue é fundamental não apenas para se comunicar informações mais completas sobre o programa de forma efetiva, mas também para promover a parceria ativa e colaboração entre…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!