Saltar para o conteúdo
desenho de quatro mulheres

3 histórias de lideranças femininas que viraram livros

Sou Marina, carioca, mãe de 3 filhos e desde 2016 estou à frente da Spot Educação, que inclui o programa bilíngue Edify, a operação da Cultura Inglesa em 5 estados e a escola de tecnologia para crianças codeBuddy.

Sempre me perguntam como que, sendo mulher, eu consigo dar conta de uma vida profissional intensa e ao mesmo tempo da vida pessoal, especialmente sendo casada e tendo 3 filhos pequenos (hoje com 3, 6 e 9 anos).

Acho que a primeira coisa é você se dar conta que realmente não dá para ser a mulher maravilha e, por isso, você deve buscar entender seus limites e sempre respeitá-los. A segunda coisa é ter exemplos externos como um caminho para se espelhar e fazer trajetórias individuais ganharem força.

Lideranças Femininas no Brasil

Vejo diversas mulheres que considero inspiradoras e chegaram longe. Na esfera nacional, o caso mais conhecido do mundo corporativo é o da Luiza Trajano, que está à frente da Magazine Luiza e hoje levanta de forma muito forte a bandeira das lideranças femininas no Brasil.

Outros casos legais para se espelhar são o da Claudia Sender, atual CEO da LATAM Brasil e o da Patricia Ellen atual secretária de desenvolvimento de SP, que foi sócia da Mckinsey e CEO da Optum.

No mundo como um todo, citaria a Sheryl Sandberg, COO do Facebook, como uma forte feminista, e como não esquecer a Michelle Obama, um grande exemplo de liderança feminina no mundo.

Nesse dia 8 de Março, em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, eu gostaria de indicar 3 livros incríveis com histórias empoderadoras para você também se inspirar em grandes lideranças femininas.

Minha vida na estrada

Gloria esteinem - minha vida na estrada

O livro conta a trajetória da jornalista, escritora e líder feminista Gloria Steinem, mostrando sua primeira experiência com o ativismo social para mulheres na Índia até a histórica Conferência Nacional da Mulher de 1977.

A vida da ativista na estrada pôde proporcionar encontros profundos e criar uma visão de quanto o movimento do qual fazia parte poderia transformar o mundo.

Becoming Michelle Obama

Neste livro, conhecemos a história pessoal e profissional de uma mulher que se transformou em um ícone nos Estados Unidos e no mundo: Michelle Obama.

Através de um narrativa leve, expõe como a primeira-dama, na época, se transformou em uma porta-voz das mulheres e meninas, trazendo uma nova visão de como as famílias poderiam levar um estilo de vida mais saudável.

Também traz fatos de sua infância e momentos em que, com integridade, ela superou e desafiou expectativas enquanto estava na Casa Branca.

Half the Sky: Turning Oppression into Opportunity for Women Worldwide

Escrito pelo casal de jornalistas Nicholas Kristof e Sheryl WuDunn, o livro traz histórias impressionantes de mulheres e meninas que sofreram violação de direitos humanos básicos em países em desenvolvimento.

A partir de uma trajetória pela Ásia e África, o casal mostra alguns exemplos de mulheres que estão nesses continentes lutando pela sua própria vida e pela vida de outras. Um livro impactante e forte, que merece ser lido.

E você? Tem alguma dica que possa me dar? Deixe nos comentários!

Saiba mais sobre os programas Edify!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!