Saltar para o conteúdo

5 passos para uma Gestão Pedagógica de sucesso

  • Práticas Pedagógicas

Quando falamos sobre uma Gestão Educacional de sucesso, existem dois tipos de gestão, cada um com suas responsabilidades, mas atuando em conjunto a fim de garantir o sucesso da instituição: a Gestão Escolar e a Gestão Pedagógica. Na Gestão Escolar, temos as atividades administrativas que garantirão a saúde financeira da escola como Recursos Humanos, Departamento Financeiro, Setor de Matrículas, Setor Jurídico etc. 

Quando falamos de Gestão Pedagógica, nos referimos às atividades de estrutura curricular, metodológica e diagnóstica que criarão um ambiente propício ao aprendizado do aluno e ao desenvolvimento continuado da equipe docente. Assim, mesmo sendo gerida principalmente por diretores e coordenadores pedagógicos, ela envolve toda a comunidade escolar. 

Seguem, então, 5 dicas para garantir o sucesso da Gestão Pedagógica em sua escola:

1. Promova observações de aula e sessões de feedback estruturadas

Sabemos que a maioria das escolas promove observação de aulas, mas muitas vezes elas não têm um objetivo definido e uma sessão de feedback estruturada que inclua um plano de ação. Veja dicas para a observação e para o feedback:

Observação

  • Antes de observar a aula, defina quais são seus objetivos específicos para essa observação. É observar o professor para sua formação continuada? É avaliá-lo? É observar o engajamento dos alunos com o material didático? A eficácia de algum tipo de atividade ou metodologia específica? 
  • Escreva uma lista de critérios tangíveis de observação adequados ao tipo de observação que você está realizando. É importante que tais critérios partam de fatos, não de impressões, por exemplo, se você incluir um critério de relacionamento entre professor e alunos, deverá ser capaz de medir esse aspecto.

Você viu situações que claramente demonstram uma relação de confiança, como alunos participando sem medo do erro ou o professor atribuindo responsabilidades aos alunos? Para ter certeza que você está partindo de fatos, você deve ser capaz de escrever, para cada critério elencado, uma frase que inicie com “Eu vi que…”.

  • Antes de observar a aula em si, reúna-se com o professor e converse sobre a aula planejada para aquele dia e sobre a turma. A ideia aqui é você ouvir mais do que falar, mas faça perguntas sempre que achar necessário. Assim, você saberá porque o professor planeja suas aulas dessa forma e conhecerá detalhes dos alunos que explicam suas decisões pedagógicas.
  • Estimule a observação entre colegas. Muitas vezes, observando um outro professor, aprendemos técnicas, abordagens e atividades que não teríamos pensado sozinhos.

Feedback

  • Antes da sessão de feedback, peça para o professor lhe enviar uma autoavaliação com os aspectos da sua aula que ele considerou positivos e as coisas que faria diferente se desse essa aula novamente. 
  • Estruture a sessão de feedback iniciando com a autoavaliação e partindo dali para explorar os aspectos da aula que achar necessário. Lembre-se que o feedback deve ser construtivo em todos os casos e não um momento de emitir julgamentos.

Lembre-se também de que não é você como pessoa avaliando os critérios de observação, mas os princípios, filosofia e metodologia da escola. Assim, evite frases como “eu acho que” ou “eu teria feito de outra forma”. Construa o feedback com o professor, evitando a sensação de que ele apenas escuta e você apenas fala. 

  • A partir das reflexões que surgirem do feedback, monte um plano de ação com 3 aspectos a serem observados na próxima vez. Caso seja necessário, ofereça treinamentos sobre esses aspectos antes de observar o professor novamente.

2. Mude o foco das reuniões de pais

Com tantas novidades acontecendo na Educação no país, como a BNCC, a Educação Plurilíngue e o Novo Ensino Médio, é normal que os pais se sintam perdidos e receosos. Estamos falando, afinal, de uma escola que não é a escola onde os pais foram alunos, e os benefícios dessas mudanças são muito claros para os profissionais de educação, mas não necessariamente os são para os pais.  

Assim sendo, aproveite as reuniões de pais para conduzir pequenos momentos de formação, em linguagem acessível para a família, mas que faça com que os pais entendam os caminhos pelos quais a escola está conduzindo seus filhos e, principalmente, entendam seu papel nessa trajetória. Afinal, sabemos que o sucesso acadêmico da criança passa pela participação e envolvimento da família em cada etapa. 

3. Realize diagnósticos periodicamente

É essencial que a escola defina no início de cada ano letivo quais são seus objetivos pedagógicos e que tenha formas de mensurá-los. Para isso, é recomendável a realização periódica de um diagnóstico que vise, através de atividades específicas, avaliar o conteúdo e as habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Aqui, a documentação pedagógica, como os portfólios e eventos de Making Learning Visible, é fundamental para estruturar planejamentos futuros e dar visibilidade do aprendizado para o próprio aluno e para a família. 

4. Favoreça a pesquisa acadêmica

Quando falamos sobre favorecer a pesquisa acadêmica, não nos referimos necessariamente à uma pesquisa universitária, mas sobre Grupos de Estudo que trarão temas pertinentes à equipe pedagógica para leituras e reflexões.

Uma sugestão é organizar os professores por segmento e oferecer uma leitura mensal que diga respeito à sua atuação para, em seguida, se reunirem e refletirem sobre as práticas propostas. Por exemplo, os professores da Educação Infantil podem começar lendo sobre o desenvolvimento cognitivo da criança, depois partir para o letramento digital na infância etc.  

5. Conte com a ajuda de parceiros educacionais

Algumas atividades escolares podem exigir um conhecimento técnico mais específico e deverão ser conduzidas por especialistas para garantir o sucesso da implementação. É o caso de algumas atividades esportivas (artes marciais), artísticas (dança, instrumentos musicais), de um programa bilíngue e das trilhas de Ensino Médio.

No caso de um programa bilíngue, por exemplo, a aplicação correta das metodologias e abordagens específicas para esse tipo de aula é imprescindível para o sucesso do programa, e necessita de um acompanhamento preciso para ser executada.

Nós do Edify podemos ajudar você. Para mais informações sobre Gestão Pedagógica, entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados: