Saltar para o conteúdo

Brincadeiras para treinar inglês com as crianças em casa

  • Bilinguismo

Com o recesso escolar, muitas famílias podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor forma de manter as crianças ocupadas, com atividades engajadoras e que ao mesmo tempo as desenvolvam intelectual e socialmente. Mas, mesmo que os pais não sejam fluentes no inglês, é possível estimular os filhos para que eles não percam a prática na língua, e ainda aprendam mais vocabulário na própria casa.

Inspirados nas dicas de atividades infantis para fazer em casa com crianças de 2 a 6 anos da Arteeducadora Lana Ludmila (@lanaludmila), nossa equipe pedagógica montou brincadeiras que podem ser feitas em família para treinar o inglês dos pequenos e deixá-los ainda mais confortáveis com a língua. Dá uma olhada!

Vocabulário básico trabalhado

Chunks (estruturas fixas) trabalhadas:

Como colocar a mão na massa?

Ajude-os com os materiais. Coloquem tudo em uma bancada ou no chão para que seus filhos possam se movimentar livremente. Utilize um forro de papel ou plástico para cobrir a área de trabalho das crianças. Durante o processo de criação, use o vocabulário básico sugerido e repita com as crianças algumas vezes. Utilize os chunks para fazer perguntas e obter as respostas indicadas. Treine inúmeras vezes com os seus filhos para consolidar. Se você não se sente seguro com a pronúncia do vocabulário e com os chunks, uma dica é usar o Google Tradutor. Basta copiar e colar as palavras e frases em inglês e clicar no ícone da caixa de som para ouvir a pronúncia. Lembre-se de ajudar seus filhos a buscarem no próprio Google outras palavras que possam despertar seu interesse. O resto é muito aprendizado e diversão!

SUGESTÃO: Tirem fotos e façam vídeos para postar nas redes sociais. Não se esqueçam de marcar @edifyoficial.

  1. Boneco de neve
O boneco de neve pode ser uma ótima brincadeira para treinar inglês! Na foto, é ilustrado o boneco feito com tampinhas de garrafa.

Junte as tampinhas que tem em casa e peça para a criança agrupá-las e colá-las em um papel no formato de um boneco de neve. Depois, ela ainda pode usar a imaginação e desenhar um cenário ao redor do mascote. Para deixar a brincadeira ainda mais real, você pode usar algodão para fazer a neve.

2 – Mix de cores

A tijela de tintas também pode ser usada como uma brincadeira para treinar inglês! Na foto, é ilustrado o boneco feito com tampinhas de garrafa.

Para trabalhar as cores, pegue uma tigela com leite e adicione duas gotas de cada corante ao líquido e não mexa. Em seguida, adicione uma gota de detergente e veja a mágica acontecer! 

3 – Bandeja Sensorial

Com uma bandeja ou prato com divisórias, pegue pedras, grãos e qualquer outro material que você tenha em casa para deixar que a criança monte um ambiente hipotético e crie sua própria história.

4 – Roupa fake

Em uma sacola de papelão, peça para a criança desenhar com canetinha uma roupa criativa que ela gostaria de ter. Depois, ela pode “vestir” a sacola e desfilar dentro de casa.

Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados: