Saltar para o conteúdo
calendário escolar nas cores azul, branco e amarelo

Calendário escolar: o que não pode faltar para um ano letivo organizado

Todo início de ano letivo os gestores escolares devem se preocupar com uma tarefa importante: a organização do calendário escolar.

Um calendário escolar organizado facilita para que o ano letivo seja produtivo, com o planejamento indicando as atividades a serem desempenhadas pela equipe escolar e pelos alunos.

A definição do calendário escolar é uma das funções exercidas pelos gestores da escola. A partir dele os demais setores devem funcionar, como a elaboração dos horários das aulas, a definição dos conteúdos e o trabalho de toda equipe, dos professores, além da participação dos alunos.

Indiretamente, os pais e a comunidade escolar também são afetados pelo calendário escolar durante todo o ano letivo.

O calendário deve considerar as particularidades da instituição, a comunidade, bem como questões culturais e ambientais. Deve abranger também prazos legais, datas importantes, períodos de preparação de ambiente e de equipes.

Neste artigo, falaremos sobre o que não pode faltar para um ano letivo organizado. Vamos lá?

Saiba mais sobre os programas Edify!

Como criar o calendário escolar?

O gestor escolar deve, inicialmente, definir os dias letivos, considerando as cargas horárias para cada categoria de curso que a instituição possui. Os dias letivos devem considerar os feriados, recessos escolares e férias.

É essencial cumprir o plano pedagógico dentro do prazo estipulado, obedecendo inclusive às leis municipais, estaduais ou federais, se for o caso.

Por outro lado, é importante que a instituição considere também a flexibilidade no momento de criar o calendário escolar. Ou seja, um calendário muito rígido e sem folgas pode acabar ficando inviável ao longo do ano.

Por fim, a escola tem que divulgar o calendário para os pais e comunidade, visando também um planejamento dele. O uso de uma agenda escolar pode facilitar muito este processo.

O que deve estar definido no calendário escolar?

Alguns pontos que são importantes para um ano letivo organizado são:

  • Data de início do ano letivo;
  • Data de fim do ano letivo;
  • Datas dos Feriados municipais, estaduais e nacionais;
  • Plano pedagógico;
  • Lista de disciplinas para cada série, com cargas horárias;
  • Quantidade de turmas;
  • Períodos de provas e de recuperação;
  • Possíveis reuniões com pais e professores;
  • Possíveis eventos escolares (que exigem alguns dias de organização);
  • Férias dos alunos e professores.

Como elaborar o horário das aulas?

Muitas das atividades listadas podem ser criadas durante reuniões da equipe de gestão da escola, contudo, uma das tarefas mais complexas e que exige soluções tecnológicas, é a geração dos horários escolares das turmas.

A utilização de um sistema automatizado para a execução desta tarefa traz muitos benefícios, tais como: minimizar o número de horários vagos entre as aulas, otimizar a alocação dos professores, gerar maior eficiência no ensino e economia de recursos, economizando tempo e liberando diretores e coordenadores para outras atividades além da promoção de uma sensível redução de custos para a administração das escolas.

Uma solução já testada e aprovada por milhares de instituições de ensino é o Cronos – Horários Escolares. Trata-se de uma solução web que elabora o horário escolar em poucos minutos. Conheça mais sobre o Cronos clicando aqui.

Importância do calendário escolar para um ano letivo organizado

Alguns dos principais benefícios de um calendário escolar bem organizado são:

A escola fica mais organizada

Se uma escola tem um planejamento bem feito todo o ano letivo, ela estará preparada para possíveis dificuldades.

A administração saberá de antemão os prazos que precisa cumprir, as tarefas que precisam ser realizadas e as decisões que precisam ser tomadas.

Alunos e pais cientes dos prazos definidos pela escola

Os alunos da instituição, os seus responsáveis e até a comunidade, terão condições de se organizar melhor e saber os prazos para a realização das ações, as avaliações, reuniões, eventos etc., definidos pela escola.

Horário escolar bem definido

A alocação das disciplinas e a diminuição de horários vagos para os professores, facilita a questão pedagógica da instituição, além da economia de custos que a escola poderá utilizar em outras áreas importantes para seu funcionamento.

Senso de responsabilidade

A própria realização do calendário escolar permite que a escola, os alunos e os pais se organizem durante o ano letivo, possuindo mais senso de responsabilidade na preparação e execução nas atividades acadêmicas de todos os envolvidos.

A criação do calendário escolar e sua execução são essenciais para o funcionamento da escola. Um ano letivo organizado facilita a vida acadêmica dos professores, alunos e responsáveis. Qualquer alteração no calendário ou até na atribuição das aulas das turmas deve ser rapidamente comunicada a todos os interessados. A instituição precisa ser ágil e transparente nesta questão.

Gostou deste conteúdo? Então clique no banner abaixo e continue aprendendo com o Edify!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!