Saltar para o conteúdo
Menina recebendo prova com nota

Certificações internacionais no contexto da educação infantil bilíngue

A sociedade do século XXI, em consequência da globalização, precisa lidar com questões cada vez mais complexas e grandes desafios a todo momento. Em um mundo com menos fronteiras, amplo acesso à informação e à tecnologia, ressalta-se cada vez mais a existência de altos padrões de qualidade, especialmente na educação infantil bilíngue.

educação, logicamente, é uma mola mestra para que todo esse sistema se desenvolva eficientemente. Nesse contexto, o aprendizado da língua inglesa como língua internacional se torna imprescindível, e um novo modelo de aprendizado se faz presente: a educação bilíngue.

Os programas bilíngues têm como objetivo potencializar o aprendizado da segunda língua por meio de uma maior exposição e uma abordagem diferenciada, mantendo e respeitando os estágios de aprendizagem de cada faixa etária. Aprender uma segunda língua de forma lúdica e relevante, tornando o processo uma realidade na vida dos estudantes, mesmo na educação infantil bilíngue.

E como aferir a qualidade de aprendizagem?

Um dos pilares de um programa bilíngue é a excelência linguística. A avaliação contínua, ao longo do processo, deve trazer um senso de realização para o aluno, motivando-o a lidar com novos desafios.

Ao mesmo tempo, é importante que tenhamos a validação desse processo por meio de instituições sólidas, de reconhecimento internacional. Nesse cenário, temos no mercado diferentes exames de proficiência, com diferentes perfis, tais como o TOEFL e os testes de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge, que podem nos ajudar a aferir os resultados dessa aprendizagem.

Os exames de proficiência de Cambridge Assessment English são testes mundialmente reconhecidos que podem nos auxiliar a aferir esses avanços de aquisição de novas habilidades e competências ao longo do processo.

Com mais de 2.800 centros em 130 países, os exames de Cambridge são prestados por mais de 5 milhões de pessoas todos os anos. Ao usar o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas, os exames de Cambridge oferecem parâmetros consistentes para a avaliação desses resultados. Ao dar acesso a esse universo, inserimos nosso aluno nesse olhar global de qualidade.

Os exames inicias seriam realmente necessários?

Uma pergunta recorrente entre pais e responsáveis é se vale a pena o investimento em avaliações internacionais nos primeiros estágios de aprendizagem, uma vez que, para efeito de currículo, o que contaria seriam os exames de mais alta qualificação. Se entendermos que o processo de educação não visa somente a aquisição de um “futuro”, mas sim ao entendimento do presente, a resposta é claramente sim.

Nos níveis iniciais dos exames de Cambridge, StartersMovers e Flyers, não existe aprovação ou reprovação. Todas as crianças recebem o certificado, levando-as a um aumento de confiança e autoestima.

Como falamos de educação, um outro importantíssimo pilar refere-se às competências socioemocionais. A cada nova vitória, novos desafios se apresentam. E, dessa forma, criamos um ambiente propício ao desenvolvimento e à aquisição de valores. Quando as certificações de maior nível de proficiência forem feitas, teremos somente mais um degrau natural. E que venham novos desafios!

Autor: Rogério Azeredo


Saiba mais sobre os programas Edify!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

escola_bilingue

Escola bilíngue – Conceito, vantagens e funcionamento

Você provavelmente já ouviu falar em escola bilíngue, afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação em mais de uma língua se torna cada vez mais necessária. Assim, a forma como as escolas…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!