Saltar para o conteúdo
Aumentar a participação dos alunos nas aulas

Como elaborar uma campanha de matrículas com toda a equipe escolar

A cada ano letivo, o gestor escolar precisa dar muita atenção para realizar uma campanha de matrículas que proporcione bons resultados para a sua instituição de ensino.

Isso envolve um bom planejamento, a prática de boas estratégias e um esforço compartilhado para envolver toda a equipe escolar, principalmente a área administrativa, que lida diretamente com os pais dos alunos.

Neste artigo, vamos apresentar 8 estratégias de captação de alunos para você realmente cativar pais e estudantes, de forma a aumentar a receita da sua escola. Siga a leitura do texto para conferir! 

Converse com um dos nossos consultores!

1. Faça uma organização antecipada sobre a campanha de matrículas

No cenário atual, não há quem negue a grande competitividade no mercado educacional. Por isso, é muito importante que a sua escola se organize com antecedência para realizar uma campanha de matrículas

Só para você ter uma ideia, essa simples ação influencia em vários aspectos, como: 

– a possibilidade de propor ações coerentes com a missão da escola;

– a revisão de pontos que podem desalinhar a tempo;

– sair na frente da concorrência;

– alcançar mais matrículas que nos anos anteriores. 

2. Mostre aos pais que sua escola é moderna

Sabendo que a tomada de decisão sobre matricular os filhos em determinada escola está nas mãos dos pais ou responsáveis, a escola deve pensar, portanto, em como mostrar os diferenciais da sua instituição para essas pessoas.

Uma boa proposta é mostrar sua infraestrutura e informar que seu corpo docente é formado por profissionais bem qualificados e atenciosos.

Também é muito indicado mostrar que o Projeto Político Pedagógico está relacionado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de apresentar todas as propostas e práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, seja no Ensino Infantil, Fundamental ou Médio. 

Outro diferencial que sua escola pode apresentar é a adoção das metodologias ativas no ensino. Isso porque a inclusão delas favorece muito mais o protagonismo e o desenvolvimento dos estudantes.

3. Forme uma equipe de funcionários preparada para captar alunos

Não basta estipular ações antecipadas e informar aos pais os pontos positivos da instituição, se esta não preparou seus funcionários para realizar uma boa campanha de matrículas.

Portanto, é essencial preparar toda a equipe com treinamento e bastante troca de informações sobre como atuar nesse período. Isso pode incluir:

– conhecer toda a equipe e identificar os pontos fortes e fracos;

– estimular suas habilidades e competências;

– integrar os profissionais envolvidos;

– estimular que cada colaborador entenda um pouco de tudo sobre o processo;

– capacitar os colaboradores em atividades específicas, como atendimento e técnicas de vendas, por exemplo.

É importante entender que não é apenas a equipe responsável por realizar as matrículas que necessita conhecer tais processos, mas sim todos os colaboradores que se comunicam com o público.

4. Utilize imagens reais para a campanha

Outra forma de destacar sua campanha de matrículas é elaborar imagens atrativas para chamar a atenção de pais e alunos

Ao utilizar imagens reais da escola, alunos e professores, você comunica mais autoridade e confiança na divulgação. 

Afinal, como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Além disso, uma boa divulgação otimiza o tempo das pessoas interessadas, uma vez que elas terão o primeiro contato com a oferta da escola e podem começar a fazer considerações.  

5. Utilize uma estratégia de indicações

Uma campanha de matrículas precisa almejar a comunicação com os pais que não conhecem a escola. Isso quer dizer que manter os atuais responsáveis por dentro das informações sobre o período de matrículas pode contribuir para a construção de uma relação interessante

Assim, você pode criar ações que vão desde o mapeamento dos defensores da sua marca até a definição dos prêmios e a análise das métricas para ver se a estratégia está gerando novas conversões. As gratificações podem contar com:

– descontos na mensalidade; 

– isenção de taxas de matrícula;

– entrega de materiais didáticos utilizados no ensino etc.

Vale destacar que esse programa de indicações pode oferecer benefícios tanto para quem é recomendado, quanto para quem também recomenda.

6. Utilize o e-mail marketing

Por mais que existam outras ferramentas de comunicação atualmente, o e-mail ainda é um dos principais veículos utilizados entre as pessoas. Por isso, ele não pode ser desconsiderado entre as estratégias para uma campanha de matrículas. 

Seu uso deve seguir as listas de e-mails segmentadas da escola, de forma a atingir os pais que já tiveram contato com a instituição por meio de algum evento ou outra ocasião, mas ainda não fizeram a matrícula do seu filho. Além disso, é possível fazer uma divulgação mais ampla, porém, com bastante atenção e cuidado ao mudar as informações contidas no e-mail. 

Também é importante pensar em um cronograma para o disparo desses e-mails, assim como pensar de forma estratégica nos dias e horários em que os pais poderão abrir e ler seu conteúdo. 

7. Divulgue sua campanha nas redes sociais

Assim como o e-mail marketing, as redes sociais também são excelentes para sua equipe fazer a divulgação da campanha de matrículas. Vale observar que faz toda a diferença utilizar as estratégias das imagens sobre a escola, explicadas na dica quatro. 

Mas atenção: a comunicação utilizada pela instituição deve corresponder aos canais escolhidos, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube ou TikTok, pois cada um deles possui uma linguagem e dinâmica próprias para chamar a atenção do público. Dessa forma, é preciso se adequar e conversar com a sua audiência da forma correta!

8. Desburocratize a rematrícula

Por fim, a última dica para realizar uma boa campanha de matrículas tem a ver com a rematrícula. Muitas vezes, esse é um processo burocrático e lento, que contraria a ideia de facilitar a rematrícula dos estudantes.

Mas esse caminho pode ser facilitado com oportunidades para os pais enviarem os documentos por meios digitais, com otimização das formas de pagamento e até mesmo com a criação de um calendário diferente, para atender somente a este público de forma personalizada, por exemplo.

Essas foram apenas algumas sugestões para auxiliar nas ações de uma das épocas mais importantes para a escola, que é o período da matrícula escolar. Como você acompanhou, treinar e se comunicar com toda a equipe e investir em diversas formas de divulgação é fundamental para atrair novos alunos e manter os já matriculados na instituição.

Esperamos que você tenha gostado das nossas 8 dicas para realizar uma campanha de matrículas escolar. Aproveite para ter mais informações sobre o assunto e leia nosso próximo conteúdo com as melhores práticas de retenção de alunos para aplicar em sua instituição!

Sabrina Andrade Silva é estudante de Letras pela UFMG e faz parte da equipe da Imaginie, uma das maiores empresas de tecnologia educacional do Brasil.

Saiba mais sobre os programas Edify!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!