Você sabe o que incentivar a interdisciplinaridade de fato significa? É pensando na importância desta atitude que publicamos este texto. Você consegue identificar quais disciplinas estão envolvidas nestes projetos?
Os casos acima representam exemplos de atividades e projetos interdisciplinares desenvolvidos no ambiente escolar e envolvem, é claro, diversas disciplinas. Vamos conferir?
Com a implementação da BNCC, a interdisciplinaridade voltou a ocupar papel de destaque nas discussões do contexto escolar. Isso se deve ao fato de encontramos, dentre as indicações do documento, um incentivo à integração de conteúdos e conceitos de diferentes áreas do conhecimento. No entanto, o conceito ainda gera dúvidas.
Cabe diferenciar os termos: a multidisciplinaridade indica um tema abordado em diversas disciplinas, enquanto a transdisciplinaridade implica em um modelo complexo com a dissolução das fronteiras entre disciplinas. A interdisciplinaridade, por sua vez, existe quando os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento são integrados a fim de proporcionar a compreensão mais aprofundada de um tema.
Uma abordagem interdisciplinar almeja propiciar um conhecimento escolar contextualizado, não fragmentado, levando os alunos ao entendimento de que as diferentes áreas do conhecimento estão integradas nos momentos de aprendizagem, assim como na vida.
Tudo isso envolve um planejamento de aula por parte do professor, atendendo às expectativas dos estudantes. Para os estudantes, este é um movimento imprescindível para perceber que a conexão entre os saberes vai além dos limites de disciplinas específicas.
Há, é claro, desafios para aqueles que se propõem a trabalhar a interdisciplinaridade em seu contexto escolar. Tais desafios englobam desde a disponibilidade de tempo à formação docente, uma vez que não há uma metodologia específica que promova uma abordagem interdisciplinar.
A atuação conjunta do grupo docente é um dos elementos indispensáveis para o sucesso de um projeto interdisciplinar, enriquecendo a experiência do próprio educador. Ao desenvolver projetos interdisciplinares com seus pares, os professores potencializam habilidades de elaboração de planejamento e ampliam a gama de procedimentos didáticos de seu repertório. Desse modo, faz-se necessário propiciar aos professores oportunidades para um planejamento colaborativo com demais colegas de equipe.
Outro aspecto fundamental para garantir projetos interdisciplinares ao longo do ano é estabelecer já no planejamento de cada período escolar (seja semestre, trimestre ou bimestre) momentos em que tais projetos possam ser desenvolvidos. Assim, evita-se que o tempo seja um empecilho para uma abordagem que certamente trará alunos mais motivados e engajados.
Esse movimento, por sua vez, ocorre essencialmente através da mediação da coordenação pedagógica, responsável por alinhar a pertinência dos projetos aos objetivos de cada ano escolar. Junto aos professores, o coordenador pedagógico discute os temas e as possibilidades de integração de cada disciplina, a fim de definir as etapas e atividades a serem elaboradas. Esse processo é crucial para que os projetos apresentem uma unidade conceitual frente ao tema escolhido, não se transformando em um apanhado disforme de diversas disciplinas.
Confira algumas sugestões a seguir:
Incentivar a interdisciplinaridade demonstra um olhar diferenciado para o conhecimento e uma postura ativa para os alunos, promovendo uma experiência mais integral de aprendizagem. Assim, fomenta a construção de um conhecimento globalizante, que ultrapassa os limites das disciplinas e das paredes da sala de aula. Você está pronto para se lançar a este desafio?
No presente momento, o Brasil vive uma grande fase de transição na Educação. Além da BNCC, temos o Novo Ensino Médio chegando com força e a…
Leia MaisA principal ideia da utilização da cultura maker na educação é de que todos nós podemos criar, construir e reparar objetos com as nossas…
Leia MaisAntes de entrarmos no tópico das Metodologias Ativas para uma educação inovadora e de como trabalhar o empreendedorismo em sala de aula é um…
Leia Mais
Comentários:
Neidjane Marinho
Gostei muito dessa proposta e queria discutir no grupo docente para juntos fazermos a diferença na vida dia discentes de nossa comunidade escolar