Saltar para o conteúdo
Gestores escolares planejando a matriz curricular do Novo Ensino Médio

5 dicas práticas de como montar a matriz curricular do Novo Ensino Médio

Gestor(a) escolar, como a sua escola está se preparando para o retorno às aulas em um cenário pós-pandemia? Novo Ensino Médio, novas formas de aprender, educação à distância e muito mais: são tantos os desafios que preocupam na hora de planejar o novo ano letivo, não é mesmo? Por isso, o Edify separou 5 dicas práticas para você montar a matriz curricular do Novo Ensino Médio de maneira eficiente, trazendo sucesso para a sua instituição e para os seus alunos. Vem com a gente!

Saiba mais sobre os programas Edify!

Novo Ensino Médio: um plano que já vem sendo discutido há anos e que entrará em vigor a partir de 2022

Previsto no Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente à etapa do Ensino Médio.

O seu objetivo é garantir, a partir da BNCC, direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens. Além disso, as mudanças propostas pretendem fomentar no estudante uma posição de protagonismo em relação ao seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, sempre contando com o apoio e orientação da equipe escolar.

Agora que você já sabe mais sobre a base da nova matriz curricular, deve estar se perguntando: qual é a melhor forma de planejar o novo ano letivo da minha instituição de ensino? Confira agora as 05 dicas que separamos para você.

 1. Use a tecnologia e a criatividade a seu favor

Para garantir o desenvolvimento de competências e habilidades que contribuam para a transformação da sociedade, a BNCC propõe uma reorganização de componentes curriculares por áreas de conhecimento, promovendo um trabalho mais interdisciplinar na escola. Isso traz mais liberdade para a sua escola explorar outras formas de aprendizagem, como a educação à distância, pesquisas, trabalho de campo e muito mais, proporcionando experiências mais significativas para os alunos.

Sendo assim, a BNCC estimula o uso da tecnologia e o desenvolvimento da criatividade. Portanto, a matriz curricular do Novo Ensino Médio abre espaço para a escola construir novas formas de aprender e ensinar, extrapolando as quatro paredes da sala de aula.

 2. Aposte na nova carga horária como aliada da qualidade de aprendizado

Uma das principais mudanças do Ensino Médio neste novo modelo está no aumento da carga horária que passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas para a Formação Geral Básica e 1200 horas para os Itinerários Formativos. É uma mudança significativa que inicialmente assusta, mas a longo prazo pode ser usada para trazer benefícios para o aprendizado.

O corpo docente terá mais tempo de aula para aprofundar os conhecimentos específicos que são importantes para o futuro profissional que cada aluno escolher, a escola pode focar em projetos, oficinas, cursos, atividades práticas e significativas, e muito mais. Lembre-se: a instituição de ensino deve usar a criatividade a seu favor.

3.  Inspire-se na BNCC, mas lembre-se que ela não é um currículo escolar

A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de orientações que deve nortear a elaboração do currículo de referência da sua escola. Mas atenção, ela não é o currículo.

A BNCC é uma base que vai guiar os conhecimentos essenciais, as competências, as habilidades e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da Educação Básica. Ela é um guia que pretende promover a elevação da qualidade do ensino do país por meio de alguns pontos como a carga horária, a referência comum obrigatória para todas as escolas e a Formação Geral Básica. Sendo assim, na BNCC o gestor escolar encontra um norte para a elaboração do currículo, mas não um currículo em si.

Portanto, mais uma vez, o gestor escolar encontra dentro da reforma do Ensino Médio possibilidades para explorar a criatividade e novas formas de aprender e ensinar, como o ensino híbrido, oficinas, trilhas eletivas, mediações tecnológicas, projetos interdisciplinares e muitas outras formas para construir uma escola mais participativa e engajadora.

4. Invista na Educação Bilíngue como um atrativo para se tornar referência e conquistar novos alunos

Sabemos que no cenário atual o inglês já deixou de ser um diferencial e se tornou essencial na Educação, no mercado de trabalho e na vida. E já que o objetivo do Novo Ensino Médio é o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno, faz todo o sentido a Língua Inglesa ser obrigatória na matriz curricular.

Por isso, contar com uma Educação Bilíngue de qualidade, fazendo com que os seus alunos tenham um bom domínio da Língua Inglesa, fará com que a sua instituição se destaque entre as demais. Afinal, um programa bilíngue é sinônimo de referência para a sua escola, atração de novos alunos e responsáveis cada vez mais satisfeitos.

Diferencie a sua escola!

5. Tenha parceiros para planejar uma matriz curricular completa e diferenciada para o Novo Ensino Médio

Por último, porém não menos importante, invista em parcerias voltadas para o planejamento de uma matriz curricular de sucesso. Na hora de implementar o novo Ensino Médio, uma proposta completa, de qualidade, com um plano de negócios bem definido, pode ser o fator chave para o sucesso da sua instituição e também para que os responsáveis escolham (ou não) matricular os filhos na sua escola.

Ao longo deste artigo, você percebeu que elaborar a matriz curricular do Novo Ensino Médio não é uma tarefa simples, mas não precisa se preocupar! O Edify está junto com você nessa jornada tão importante. Conte sempre com a gente!

Agora que você já conferiu essas 5 dicas práticas sobre a matriz curricular do Novo Ensino Médio, é hora de arregaçar as mangas e se preparar para o ano letivo de 2022 que já está chegando. Comece o planejamento o quanto antes para fazer desse retorno uma oportunidade incrível de se destacar.

Além disso, o Edify também preparou um guia completo sobre os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Clique no banner abaixo e faça o download agora mesmo!

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

escola_bilingue

Escola bilíngue – Conceito, vantagens e funcionamento

Você provavelmente já ouviu falar em escola bilíngue, afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação em mais de uma língua se torna cada vez mais necessária. Assim, a forma como as escolas…

vantagem_competitiva

Vantagem competitiva: 4 motivos para antecipar o lançamento de um programa bilíngue na sua escola

Vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa de oferecer algo único ou superior em relação aos concorrentes, permitindo alcançar uma posição de destaque e obter sucesso no mercado. Uma vantagem competitiva para uma escola…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!