Saltar para o conteúdo

Como a espiritualidade e sentido de vida devem ser trabalhados na Educação?

Violência, depressão e dependência de internet são temas que incomodam muito toda a sociedade e que, em um ritmo crescente, têm desafiado um exército de pais, educadores e profissionais de saúde mental.

Tudo isso a partir de um número alarmante de quadros e episódios perturbadores, sem que as causas possam ser identificadas com segurança e que ações concretas sejam apontadas.

Provavelmente, você também compartilha dessa inquietação por se ver rodeado de dúvidas e perguntas, em um cenário de poucas palavras tranquilizadoras e soluções satisfatórias.

É tentador buscarmos uma resposta simples e rápida que nos satisfaça ou, pior, um único responsável para colocarmos a culpa: “é a vida moderna”, “é o excesso de horas jogando”, “é a alimentação” e por aí vai.

Essa é uma atitude natural, que nos acalma por um tempo breve: acreditamos que deixamos de lado a impotência e que já podemos agir e proteger os que amamos. Fazemos isso o tempo todo.

Se a culpa é da alimentação, mudamos de dieta. Se é o excesso de videogame, limitamos as horas e colocamos outras atividades na agenda da criança. E assim tentamos seguir. Infelizmente problemas complexos dificilmente têm uma simples e única causa.

Reflexões ajudam e todas as ações que melhorem a qualidade de vida têm sua contribuição positiva, mas numa época de soluções descartáveis, algumas ações de profundidade precisam entrar na pauta se desejamos resultados duradouros.

É preciso ampliar nossas discussões e trazer em pauta outros temas. E, nesse momento, a questão da espiritualidade e o sentido da vida deve ser inserida em nosso repertório, conscientes de que assuntos relacionados a ela deixaram de ser algo restrito aos meios religiosos para entrar no topo de pesquisas em áreas como medicina, psicologia e educação.

Saiba mais sobre os programas Edify!

O que significa espiritualidade?

Espiritualidade hoje tem um conceito muito mais amplo do que um aspecto religioso. Espiritualidade é refletirmos sobre aspectos da vida que saem do cotidiano superficial, é falar sobre questões nossas que transcendem a rotina e os objetivos imediatos.

Pode-se experimentar a transcendência no contato com a natureza, no ato de escutar e apreciar uma música ou ao apoiarmos alguém que amamos. Espiritualidade tem relação com um sentido de vida, no porquê de acordarmos todos os dias e nos levantarmos pela manhã, no que nos mantêm vivos e estimulados a seguir em frente.

Pode estar ligado ao contexto religioso ou surgir num ambiente totalmente laico. Na verdade, podemos estar exercendo práticas religiosas e não necessariamente cultivando nossa espiritualidade. A maioria de nós temos momentos de bem-estar espiritual, mas cultivar de forma rotineira a espiritualidade nem sempre é uma escolha consciente.

Por que cultivar a espiritualidade e o sentido da vida?

Os povos orientais já têm em sua cultura e no dia a dia espaços para meditar, cultivar a conexão com a natureza, além de práticas habituais que remetem à transcendência humana.

Entretanto, o ocidente passou a dedicar mais atenção e respeito a essas práticas na medida em que esses assuntos começam a se popularizar de forma mais séria nos meios científicos, ganhando a atenção de profissionais da medicina, por exemplo, a partir de relatos de mudanças positivas no resultado dos mais diversos tratamentos.

Já está comprovado que pacientes com doenças graves e que cultivavam a espiritualidade, apresentavam menos dor, menores índices de infecção e em alguns casos até melhores índices de cura.

A partir daí a cada dia crescem pesquisas mostrando que cultivar a espiritualidade tem um impacto direto sobre melhor saúde mental, menor taxa de suicídio e melhor qualidade de vida.

E na educação?

Crianças e adolescentes também se beneficiam do cultivo da espiritualidade. Entre aqueles que cultivam desde a infância um sentido maior, uma conexão interior com a vida seja por meio de práticas religiosas ou simplesmente de ações altruístas, como o voluntariado, o risco de suicídio pode ser 20 vezes menor.

Pesquisadores trabalham isolando fatores sociais e culturais e mesmo assim bem-estar espiritual continua tendo impacto relevante e favorável para a saúde mental, menores índices de violência e uso de drogas. Maiores índices de espiritualidades estão associados na maioria dos trabalhos a maior resiliência.

No momento em que desenvolver o potencial humano já é definitivamente visto como mais importante que o mero desenvolvimento de capacidades cognitivas, educadores precisam trazer assuntos como transcendência e sentido de vida à pauta do dia a dia de crianças e adolescentes.

Isto pode chegar a ter, volto a dizer, segundo algumas pesquisas, um impacto maior do que, por exemplo, uma dieta saudável para riscos futuros de câncer e doença cardíaca.

Que mecanismos estão envolvidos nestes resultados?

Constatar resultados pode ser bem mais fácil que descobrir suas causas, mas muitas teorias se baseiam hoje em mecanismos que envolvem o cérebro, o sistema endocrinológico e o sistema imunológico.

Maiores índices de espiritualidade podem gerar bem-estar, qualidade de vida e consequentemente menores índices de estresse. Quando estamos sob estresse, nosso cérebro envia informações para que sejam liberados hormônios que nos deixam prontos para lutar.

Afinal, para nosso cérebro, a expressão “matar um leão por dia” pode ser interpretada de forma mais literal do que imaginamos. Hormônios de estresse diminuem a capacidade de concentração, afetam a pressão sanguínea e têm efeito imunossupressor.

Se permanecemos nestas condições por muito tempo, conexões neurais na área frontal do cérebro (imprescindíveis para atenção, construção do pensamento e memorização por exemplo) são afetadas e hipertensão e risco de infarto cardíaco aumentam. Além disso, se nosso sistema imunológico fica menos ativo, e estamos mais expostos a ter câncer.

Como dissemos, lá no início, toda ação que gere bem-estar pode ser benéfica, mas problemas tão complexos e urgentes como os que enfrentamos na atualidade podem necessitar de um mergulho mais profundo em nossa natureza, no que nos motiva e no sentido que estamos dando a tudo isso.

Se você ainda não faz fica aqui o convite: que tal incluir esse mergulho na sua rotina pessoal e na de seus alunos? Os resultados com certeza serão surpreendentes.

Autor: Ana Rosa Airão

Neuropediatra e doutoranda em Neurologia. Professora do curso de Medicina da UNIRIO nas disciplinas de Neuropediatria e Saúde e Espiritualidade. Membro da Elizabeth Kubler-Ross Foundation Brasil e palestrante do Hub19.


Converse com um dos nossos consultores!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

jogo_online_educacional

Jogo online educacional: como o Edify Play revolucionou o ensino de inglês nas escolas

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma como os alunos aprendem, e uma das inovações mais marcantes nesse contexto é a gamificação, que utiliza elementos de jogos para…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!