Saltar para o conteúdo
melhores pontos da conversa com o criador do clil

David Marsh, criador do CLIL, fala sobre os desafios da Educação Bilíngue

CLIL, ou Content Language Integrated Learning é um sistema interdisciplinar de ensino bilíngue no qual o aluno estuda matérias de outras disciplinas em uma língua adicional. Sendo assim, CLIL não é uma aula de língua, mas uma aula de outras disciplinas ensinada em uma língua que não a primeira do aluno – enquanto aprende o conteúdo, ele também absorve a língua adicional. Descubra tudo sobre o assunto nas palavras do criador do CLIL.

Além disso, com o CLIL o aluno é o agente de seu aprendizado e desenvolve competências e habilidades como criatividade, pensamento crítico e colaboração. O Edify usa o CLIL em parte de suas lições, assim como a Abordagem Baseada em Projetos e outras metodologias ativas que permitem com que o aluno busque soluções para uma situação-problema.  

David Marsh, criador do CLIL, esteve no Brasil no mês de março ministrando várias palestras. Ele foi trazido pelo Instituto Singularidades e pelo Realvi, e abordou diversos assuntos relacionados à Educação Bilíngue em sua palestra The Dawn of CLIL. Veja o que ele falou:

Ser bilíngue

Quando falamos sobre ser bilíngue, ainda há muita desinformação e estigmas. Em geral, as pessoas pensam em bilinguismo como no caso de um canadense, que é nativo de um país amplamente famoso por suas duas línguas principais. No caso dos EUA, uma pessoa bilíngue é associada a imigrantes ilegais. Bilíngue é, na verdade, todo mundo que sabe duas línguas. Se você frequentou um curso de inglês, você é indiscutivelmente bilíngue.

Escolas bilíngues

Marsh mencionou que o crescimento do poder aquisitivo da classe média gerou um aumento significativo no número de escolas bilíngues pelo mundo, já que uma educação global se tornou prioridade para essas famílias. Muitas dessas escolas, no entanto, não são realmente bilíngues. Isso porque boa parte delas faz uso do método de EMI (English as a Medium of Instruction), considerado por Marsh não muito eficiente. Além disso, são monolíngues por natureza, e não bilíngues (adição da autora: uma pesquisa sobre a aplicação de EMI já foi realizada com alunos de graduação, no entanto mais estudos são necessários). O CLIL, por sua vez, é um método genuinamente bilíngue.

Dúvidas sobre o que é Programa Bilíngue, Escola Bilíngue e Escola Internacional? Descubra aqui.

O corpo docente

Segundo Marsh, muitas escolas, ao aplicar CLIL, se preocupam em contratar professores nativos. Isso, no entanto, pode se revelar problemático, já que esse professor, embora experiente em ministrar conteúdos diversos em inglês, pode não ter experiência com a dinâmica de se trabalhar com alunos bilíngues.

A educação atual

Para explicar o CLIL, Marsh fez uma comparação da Educação no passado com a que vivenciamos nos dias atuais:

Educação no Passado
Educação Atualmente
Ensino fragmentado
Interdisciplinaridade
Desenvolvimento de competências ignorado ou fragmentadoFoco no desenvolvimento de habilidades e competências

Fatos que interferem na educação atual

Marsh também listou fatos que guiam a Educação atualmente e também permeiam o CLIL:

  • Devido ao acesso à tecnologia, grande parte do aprendizado não ocorre em sala de aula;
  • Também por causa da tecnologia, o conteúdo que ensinamos está constantemente mudando;
  • Acreditar e formar o professor é a chave para o sucesso da escola;
  • Estudar Neurociência é fundamental;
  • As emoções são o que viabilizam o aprendizado;
  • O aprendizado deve ser sempre relevante;
  • A escola terá mais sucesso se as aulas explorarem todos os seus ambientes

Compartilhe esse texto!

Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos relevantes sobre educação!

Veja textos relacionados: