Saltar para o conteúdo

Edify e Estrela lançam projeto literário bilíngue na Bienal

  • Bilinguismo

Um dos maiores desafios do nosso tempo é formar leitores. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. Um possível motivo para isso destaca-se na consulta: 64% dos não leitores nunca leram com seus pais na infância. O acesso aos livros e Literatura é majoritariamente pela escola. Diante desse quadro, não podíamos ficar de braços cruzados. Queremos contribuir com a formação leitora das crianças e aceitamos o desafio de pensar livros e projetos que possam conquistar os pequenos leitores. 

Pensando nisso, o Edify lançou na XIX Bienal do Livro no Rio de Janeiro o “Volta ao Mundo em 25 livros”, projeto de leitura inspirado pelo clássico de Jules Verne que tem como eixos o Multiculturalismo, a Leitura Compartilhada e a Empatia. O kit será disponibilizado a partir de 2020 para as escolas. 

Caixa do projeto Around the World in 25 books: projeto do Edify para a formação de jovens leitores
Caixa do projeto Around the World in 25 books: projeto do Edify para a formação de jovens leitores

O que podemos aprender dando uma volta ao mundo por meio de histórias? 

Queremos que alunos, professores e famílias percebam que, a partir da Literatura, podemos potencializar a nossa imaginação, o nosso sentir, questionar mais, ser criativos, além de confrontar e relacionar o que lemos com a realidade. Reflexão e criticidade.

O escritor e jornalista Nicholas Carr apresentou uma metáfora que vale a pena reproduzir aqui: ele afirma que, quando lemos um livro, somos como um mergulhador. Vamos para o profundo. Hoje em dia, com as telas, ele se sente como um piloto de Jet Ski: consegue ir longe, mas surfando na superfície. É possível mergulhar e ir longe ao mesmo tempo?

Acreditamos que sim! Com a pegada da leitura mesclada com a ludicidade. Nessa mistura, acreditamos que podemos chegar lá com a formação de leitores para o futuro. Precisamos reforçar que LER é cool. É prazer. Empodera. Transforma. E a estratégia que criamos para isso é a de misturar livros com jogos. O Edify fechou uma parceria com a Estrela Cultural (Sim, a Estrela dos brinquedos!) e está lançando livros bilíngues interativos. É um investimento no leitor do novo tempo, que é não-linear, conectado, curioso e potente.

Preparados para embarcar nessa viagem literária? Pegue a sua mala (Literalmente! Olha só o que bolamos!) e vambora conhecer novos olhares, culturas e histórias. Estamos prontinhos para voar!

Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados: