Saltar para o conteúdo
Educação infantil online

Educação infantil online: cultivando suspenses e surpresas

Em tempos intermináveis de isolamento social, nossos alunos estão adequando-se cada vez melhor ao novo meio de aproximação: as telas. Nós, professores, nos reinventamos todos os dias para tentar manter vivos o contato, o afeto e a aprendizagem, antes sempre construídos com o calor da troca presencial.

Além disso, ainda é preciso cultivar, no mundo da educação infantil online, a atenção dos pequenos. É preciso manter a empolgação no reino de tão, tão distante, e suscitar a pergunta – o que será que vai aparecer hoje do lado de lá do computador?

É comum que, nas salas de aula, uma atmosfera de suspense anteceda novos elementos, surpresas, histórias. Recebemos olhares curiosos e atentos, que interagem ativamente com a novidade – seja ela nosso mascote novinho em folha, ou mesmo um bonequinho desenhado em palito de picolé.

Mas o que e como fazer para que as crianças não ignorem completamente a presença do professor nos encontros síncronos? Ou para que, nos vídeos gravados, não desistam de te olhar, por não poderem tocar, perguntar, mostrar? O que você tem a dizer, em outra língua, pela tela, que é mais interessante do que curtir a casa, os brinquedos, a família?

Saiba mais sobre os programas Edify!

É aí que o suspense se mostra uma importante ferramenta pedagógica. Poderíamos simplesmente mostrar um coelho da Páscoa e dizer “olha, esse aqui é o Easter Bunny. É ele quem traz os chocolate eggs”. Ou apontar para nossos olhos, nariz e boca e ensiná-los as partes do rosto em inglês. Ou anunciar: “agora vamos ouvir a história ‘x!”. (E, tudo ok, porque já é bem difícil dizer isso para a câmera…!)

Mas não é exatamente assim que funciona o mundo infantil, certo? Por acaso a doçura da Páscoa é mesmo o ovo de chocolate? E a magia do Natal está só em ganhar presentes? Se não há Papai Noel, uma meia na janela, procura pelas renas no céu; se o Coelhinho não chega de olhos vermelhos e pelo branquinho, se não deixa suas pegadas para a caça aos ovos… Para que esperar a Páscoa e o Natal? E, principalmente, para que esperar o próximo minuto do vídeo da teacher?  

Mas, opa! – Ouço passos… E vejo uma luzinha vermelha lá longe! Não acredito, quem vocês acham que é? Será? É isso mesmo! É o coelhinho da Páscoa! Parece que ele trouxe alguns presentes… São… ovos de chocolate! Quantos ovos será que ele trouxe? Um? Dois? Três? OMG! Ele trouxe DEZ ovos!

E tenho outra surpresa… Quem será que adivinha? É uma nova história! Será que vocês já conhecem essa? Me contaram que tem uns animais da fazenda… E eles constroem casas! E também tem um personagem muito, muito mau… Que história será essa? E, além da história, eu tenho um novo amigo muito fofo, de quatro patas. Com grandes olhos, nariz e boca… O Brownie adora ele! Vocês querem conhecer?

Sempre podemos mergulhar juntos nesse reino colorido, onde nada se mostra facilmente; tudo se sugere. Você precisa continuar ali, com aquela ansiedade boa, uma expectativa gostosa para saber o que vai se apresentar, qual será a surpresa. Não saber é a motivação para querer descobrir. E o caminho para a descoberta funciona como mágica: retém a atenção, encanta e parece até ajudar na fixação.

Nos tornamos professores youtubers, fazemos lives de ensino infantile, entre tantos desafios e ferramentas tecnológicas, temos que voltar ao básico e aprender a adaptar. Dar tempo para pensar, para interagir –  mesmo sem, muitas vezes, poder ouvir as ideias e responder às interações.

Precisamos tentar cultivar, nos alunos e em nós, a motivação, a vontade e a alegria, para revisitá-las quando retornarmos ao “novo normal”. Precisamos manter a naturalidade quando nada é natural, firmeza emocional quando estamos derretendo. E aprender com os nossos pequenos – como sempre, eles nos ensinam – a aceitar os mistérios, as incertezas, o incontrolável e, ainda assim, continuar com boas expectativas e atentos até o fim.

Veja um exemplo de aula para educação infantil online da teacher Cynthia

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

gamificacao

Gamificação: Tudo o que Você Precisa Saber para Transformar a Educação!

A gamificação transcende a simples aplicação de jogos na sala de aula, representando uma revolução no paradigma educacional. Trata-se da inserção estratégica de elementos e princípios de jogos em contextos educativos, redefinindo a dinâmica do…

bilinguismo

Bilinguismo: saiba tudo sobre essa tendência linguística

O bilinguismo tem se destacado como uma tendência linguística cada vez mais relevante, gerando discussões entre pais e escolas sobre os benefícios e as possíveis desvantagens associadas a essa prática educacional. Com a globalização e…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!