Saltar para o conteúdo
escola_bilingue

Escola bilíngue – Conceito, vantagens e funcionamento

Você provavelmente já ouviu falar em escola bilíngue, afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação em mais de uma língua se torna cada vez mais necessária. Assim, a forma como as escolas preparam os alunos deve considerar cada vez mais a experiência educativa que favorece a fluência em um segundo idioma.

Diante disso, tem-se discutido muito o conceito de ensino bilíngue e seu lugar no sistema educacional brasileiro. São diversas soluções bilíngues no mercado, dentre elas estão o programa bilíngue, a escola bilíngue, a escola internacional e os cursos de idiomas. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.

Conteúdo do Post

Afinal, o que é uma escola bilíngue?

A escola bilíngue segue as orientações curriculares do país onde a escola está situada, no entanto, as disciplinas são lecionadas na língua nativa e na língua adicional de maneira integrada.

Esse tipo de ensino não consiste em simplesmente ter uma disciplina à parte da língua estrangeira. Ou seja, pode-se ter uma aula de uma mesma disciplina nas duas línguas, ou até ter disciplinas que são ministradas totalmente na língua nativa ou língua estrangeira.

Além disso, a escola deve oferecer vivência e experiência comunicativa nos dois idiomas. O corpo docente da escola deve ser capaz de se comunicar com os alunos nas duas línguas em todos os espaços de convivência da instituição. Para que, desta forma, as competências necessárias para usar duas ou mais línguas sejam desenvolvidas em situações acadêmicas e sociais.

Quais as vantagens de uma escola bilíngue?

A educação bilíngue vem se revelando um poderoso impulso no aprendizado e no estímulo cerebral. O bilinguismo tem efeito significativo no cérebro e na inteligência humana, além de representar vantagens ao ingressar no mercado de trabalho. Estas vantagens beneficiam estudantes, família e a instituição de ensino que optam pela escola bilíngue. Confira abaixo alguns benefícios de estudar ou trabalhar em uma:

1. Para os estudantes

Os estudantes que aprendem uma língua estrangeira costumam se sair melhor em tarefas que exigem pensamento criativo. Além disso, estudos científicos já demonstraram que o bilinguismo pode apresentar efeitos positivos na memória.

No campo pessoal, a fluência em um idioma estrangeiro é um instrumento facilitador ao trocar ideias e entender diferentes pontos de vista. Como o ensino bilíngue inclui abordagem de elementos culturais do país de origem da língua estrangeira que se estuda, o estudante passa a entender e apreciar a diversidade cultural, o que leva a uma postura mais empática e respeitosa com outros povos.

Falando especificamente sobre o inglês, que é considerado língua franca, a fluência nesse idioma é um item praticamente obrigatório para que um currículo se destaque entre muitos. De modo geral, quem é bilíngue ocupa cargos mais altos e recebe melhores salários do que pessoas monolíngues.

2. Para as famílias

A possibilidade de aprender um idioma estrangeiro dentro da própria escola que o estudante frequenta garante maior conforto e economia de tempo para as famílias que vivem na correria do dia-a-dia. Afinal, além da maior qualidade de ensino e do material didático adequado, não há a necessidade de pegar trânsito no deslocamento para outro local de aprendizado.

3. Para a instituição de ensino

Uma escola com oferta de ensino bilíngue certamente vai se destacar da concorrência. O ensino de um idioma estrangeiro integrado à grade curricular é um diferencial de peso para aumentar a competitividade de uma instituição educacional, colocando-a em posição de destaque no mercado.

Quais os diferenciais de uma escola bilíngue?

A grande diferença das escolas bilíngues para as outras soluções bilíngues é o tempo e a intensidade empregada pelos alunos na aprendizagem do segundo idioma. Em escolas convencionais ou cursos de idiomas, por exemplo, são estabelecidas em média 2 horas aulas por semana da segunda língua. Enquanto isso, em uma escola bilíngue a recomendação é de oferecer pelo menos 2 horas diárias.

Geralmente, as escolas bilíngues adotam a língua inglesa no seu cotidiano de forma plena, tanto na grade curricular complementar quanto nas atividades extracurriculares para que os alunos possam internalizar esta segunda língua naturalmente.

E, mesmo com essas diferenças em suas metodologias, essas escolas não deixam de cumprir o currículo de disciplinas obrigatórias dentro das diretrizes e regulamentações do MEC.

Desenvolvimento Socioemocional na Educação Bilíngue

Além das habilidades cognitivas, a educação bilíngue destaca-se por promover o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. A interação em dois idiomas propicia uma maior flexibilidade emocional, permitindo que os alunos se adaptem a diferentes contextos culturais e sociais. O ambiente bilíngue estimula a empatia, a tolerância e a compreensão, qualidades essenciais para cidadãos globais em um mundo cada vez mais diversificado. A vivência diária em duas línguas cria uma atmosfera enriquecedora, fortalecendo as relações interpessoais e preparando os estudantes não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para a vida em sociedade.

Preparação Multidisciplinar para o Futuro

Outro ponto relevante na escola bilíngue é a preparação multidisciplinar que oferece aos alunos para enfrentar os desafios de um mundo globalizado. O currículo internacional adotado proporciona uma ampla visão de diferentes áreas do conhecimento, incorporando aspectos culturais e sociais de diversas nações. Essa abordagem multidisciplinar não apenas aprimora o entendimento acadêmico, mas também capacita os estudantes a se destacarem em ambientes profissionais globais. O contato precoce com a diversidade linguística e cultural torna os alunos mais aptos a contribuir de maneira significativa em um cenário internacional, ampliando suas oportunidades de carreira e enriquecendo suas vidas de forma abrangente.

Desenvolvimento de Habilidades Multiculturais e Interculturais

Além dos aspectos linguísticos, a educação bilíngue pode aprimorar o desenvolvimento de habilidades multiculturais e interculturais. Introduzir elementos culturais diversos no processo de aprendizagem não só enriquece a compreensão dos alunos sobre diferentes sociedades, mas também promove a aceitação e a valorização da diversidade. Ao integrar essa abordagem multicultural, as escolas bilíngues não apenas preparam os estudantes para a comunicação global, mas também contribuem para a construção de sociedades mais inclusivas e compreensivas.

Estratégias Inovadoras para o Ensino Bilíngue: Tecnologia e Parcerias Eficientes

Integração de Tecnologia na Educação Bilíngue

A inovação no ensino bilíngue também se manifesta na integração eficiente de tecnologia. Ferramentas educacionais digitais proporcionam experiências de aprendizado dinâmicas e interativas, enriquecendo o processo de assimilação de conteúdo em ambas as línguas. Plataformas de ensino online, jogos educativos e recursos digitais específicos para a prática linguística contribuem para um aprendizado mais envolvente e eficaz. A tecnologia não apenas acompanha, mas impulsiona o desenvolvimento bilíngue, tornando o aprendizado mais acessível e alinhado às demandas contemporâneas.

Parcerias Eficientes na Implementação do Programa Bilíngue

Para uma escola se destacar como bilíngue, é crucial estabelecer parcerias eficientes na implementação do programa. Empresas especializadas em educação bilíngue oferecem métodos testados e comprovados, trazendo expertise e orientação para o corpo docente. A formação contínua dos professores, fornecida por meio dessas parcerias, assegura que eles estejam atualizados com as melhores práticas e capacitados para oferecer uma educação bilíngue de alta qualidade. Além disso, o suporte contínuo dessas empresas auxilia na adaptação do currículo às necessidades específicas da escola, garantindo uma transição suave e bem-sucedida para o modelo bilíngue.

Como se tornar uma escola bilíngue?

Existem alguns caminhos para uma escola se tornar bilíngue, mas é certo que a instituição escolar precisa ter materiais didáticos de qualidade e corpo docente preparado e capacitado para proporcionar a experiência da educação bilíngue.

Para que isso ocorra da melhor forma, muitas escolas têm recorrido à implementação de um programa bilíngue com um método testado e comprovado, já que tentar criar uma rotina metodológica bilíngue do zero pode ser um desafio complexo que leva anos, mesmo para uma escola que está há anos no mercado.

Portanto, investir em um programa bilíngue é a melhor solução para formar alunos bilíngues, já que você tem a oportunidade de contar com uma empresa parceira experiente para ajudar a implementar o método que desenvolverá o bilinguismo na rotina da escola.

Essa é uma tendência cada vez mais crescente entre as escolas atualmente, uma vez que é possível acompanhar e mensurar a efetividade do programa bilíngue para atuar com mais assertividade.

Escola bilíngue x Programa bilíngue: entenda a diferença!

É perceptível que o ensino bilíngue tem diversas vantagens e é um diferencial em uma instituição de ensino!

Diferentemente de uma escola bilíngue, um programa bilíngue é basicamente um pacote de serviços oferecido por uma empresa terceirizada sem relação prévia com a escola.

Essa empresa fornece toda a estrutura necessária, incluindo livros, plataforma de estudos, suporte comercial e pedagógico, além de expertise, para que a implementação aconteça em uma determinada escola.

Aproveite e leia o post sobre as diferenças entre a escola bilíngue e o programa bilíngue para saber mais sobre o assunto.

O Edify pode te ajudar na missão de implementar o ensino bilíngue na sua escola. Acesse nosso site e entre em contato conosco!

Diferencie a sua escola!

Referências Bibliográficas:

AMORIM, IBSY BLAESE DE. Escola bilíngue vs escola internacional: conceitos, diferenças e semelhanças. Monografia de Especialização. Curitiba, 2016.

PADINHA, Thais Arantes; GOIA, Marisol Rodrigues. AS ESCOLAS PRIVADAS BILÍNGUES E A QUALIFICAÇÃO DOCENTE. Caderno de Pesquisa 51, 2021.

SANTOS, RIcardo. Professor quanto mais cedo é melhor? O papel diferencial da educação bilíngue. Revista X , volume 12 , n . 3 , p 178 – 193, 2017 .

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!