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Diferença entre escola bilíngue e programa bilíngue: você sabe qual é?

A educação bilíngue é uma abordagem educacional que usa dois idiomas como meio de instrução. Mas qual é a diferença entre escola bilíngue e programa bilíngue?

Continue a leitura e entenda, de uma vez por todas, quais são as diferenças entre escola bilíngue, escola com programa bilíngue e escola internacional. Vamos lá?

Currículo Internacional: Além das Fronteiras

Uma escola internacional segue um currículo totalmente alinhado com as diretrizes de seu país de origem, seja alemão, francês, inglês, americano, suíço, entre outros. Este estabelecimento proporciona aos alunos uma experiência educacional consistente com o que teriam em seus países de origem, promovendo a continuidade de seus estudos mesmo em um ambiente totalmente novo.

A singularidade da escola internacional reside no fato de que suas disciplinas são ministradas em uma língua diferente do português, sendo esta última ensinada como segunda língua. Com um processo de alfabetização conduzido em outro idioma, os alunos são imersos em um ambiente onde a língua predominante nos corredores é estrangeira. Esta abordagem visa facilitar a adaptação dos estudantes a uma nova língua e cultura, criando uma ponte entre suas origens e a realidade local.

Escola Bilíngue: O Equilíbrio Entre Duas Línguas

Por outro lado, uma escola bilíngue brasileira adapta seu currículo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta instituição tem como objetivo principal formar alunos fluentes em dois idiomas até o final da escolaridade. Com uma porcentagem significativa de suas disciplinas ministradas na segunda língua, os alunos têm a oportunidade de desenvolver proficiência tanto no português quanto em outra língua, muitas vezes o inglês.

O desafio enfrentado pelas escolas bilíngues está em encontrar um equilíbrio entre oferecer uma carga horária suficiente para garantir fluência nas duas línguas e manter a interação em ambas no ambiente escolar. A escola bilíngue é marcada por aulas em inglês, especialmente em disciplinas como Matemática, Geografia e História, ministradas por professores especialistas fluentes no idioma. No entanto, a interação social entre os alunos ainda ocorre predominantemente em português, diferenciando-se do contexto de imersão total encontrado em escolas internacionais.

Programa Bilíngue Edify: Inglês Além das Palavras

Já o programa bilíngue, assim como a escola bilíngue e diferente da escola internacional, segue as diretrizes da BNCC, porém, diferente da escola bilíngue, ao invés de dividir a carga horária em aulas lecionadas em inglês e aulas lecionadas em português, a escola com programa bilíngue conta com carga horária estendida das aulas de inglês — sendo essas aulas com metodologias próprias voltadas ao bilinguismo, de forma à garantir a formação de cidadãos bilíngues.

O Programa Bilíngue Edify apresenta uma abordagem única e inovadora, transcende as fronteiras do ensino tradicional de inglês. Ao invés de oferecer simples aulas de inglês, a escola adota uma metodologia na qual o inglês é não apenas o objeto de estudo, mas também o meio de comunicação predominante. Isso se traduz em aulas altamente comunicativas, fomentando a troca entre os alunos e promovendo uma fluência mais natural — algo que pode não ocorrer durante uma aula de Geografia em inglês, por exemplo.

A ênfase no engajamento dos alunos é evidenciada pelo uso de perguntas motivadoras e projetos interdisciplinares que incentivam conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Os professores de inglês atuam como mediadores, devidamente capacitados e apoiados para proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora. Dessa forma, o Programa Bilíngue Edify alia um Projeto Pedagógico consistente com um ensino de inglês de qualidade, conquistando a satisfação dos pais e a admiração pela manutenção de suas características distintivas.

A Diferença Entre Escola Bilíngue e Programa Bilíngue

Currículo e Estrutura:

  • Escola Bilíngue: Adaptada à BNCC, possui um currículo que integra pelo menos 40-50% de suas disciplinas em uma segunda língua, enquanto o restante é ministrado em português.
  • Programa Bilíngue: Foca em um programa estruturado de ensino da segunda língua com carga horária ampliada, onde a língua estrangeira não é apenas uma matéria, mas o meio de comunicação predominante.

Metodologia:

  • Escola Bilíngue: A abordagem metodológica na Escola Bilíngue geralmente se concentra em lecionar disciplinas regulares em inglês, mas sem uma metodologia específica voltada para o bilinguismo. Embora as aulas ocorram na segunda língua, não há uma estratégia clara para desenvolver habilidades bilíngues integradas ao currículo. A interação social ainda ocorre majoritariamente em português, e a ênfase não está necessariamente na formação de cidadãos bilíngues.
  • Programa Bilíngue: Em contraste, o Programa Bilíngue adota a metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL). Esse método não apenas enfatiza o ensino da língua, mas integra seu aprendizado com conteúdos disciplinares, formando cidadãos bilíngues. As aulas são cuidadosamente elaboradas para criar uma experiência interdisciplinar, incentivando a fluência e a aplicação prática do idioma de forma coesa com o conteúdo curricular. Assim, a metodologia no Programa Bilíngue é estrategicamente projetada para uma imersão mais profunda e efetiva no segundo idioma, indo além das simples aulas ministradas em inglês.

Corpo Docente:

  • Escola Bilíngue: Destaca-se pela necessidade de um corpo docente que seja especialista nas matérias lecionadas, como Geografia, e simultaneamente fluente em inglês. Os professores são selecionados com base em sua expertise nas disciplinas específicas, enquanto também possuem a habilidade de conduzir as aulas na segunda língua. Este modelo exige que os educadores dominem tanto o conteúdo curricular quanto as competências linguísticas, proporcionando aos alunos uma experiência de ensino de qualidade em ambas as áreas.
  • Programa Bilíngue: No âmbito do Programa Bilíngue a distinção se encontra na especialização do corpo docente. Aqui, os professores de inglês não apenas são fluentes no idioma, mas também são especialistas em metodologias voltadas ao ensino bilíngue. Recebem treinamento contínuo e formação proporcionada pela instituição para garantir a eficácia na condução de aulas que integram conteúdo curricular e a língua estrangeira. Dessa forma, o foco recai não apenas na fluência linguística, mas também na aplicação efetiva de estratégias pedagógicas específicas para promover o bilinguismo.

A Diferença Entre Escola Bilíngue, Programa Bilíngue e Escola Internacional: você consegue adivinhar quem é quem?

Good morning! Guten Tag! Bonjour! Vou me apresentar, mas já adianto que não sou um programa bilíngue: sou uma escola que trabalha com um currículo bem diferente, 100% alinhado com um currículo internacional, seja ele alemão, francês, inglês, americano, suíço – you name it! Não sigo a BNCC e sim as orientações curriculares do meu país de origem.

Muitas vezes meu calendário escolar é diferente do calendário brasileiro e pode ser que minhas aulas comecem em setembro. Recebo anualmente muitos alunos internacionais, filhos de executivos de grandes empresas multinacionais expatriados, diplomatas e estrangeiros que vieram morar por aqui.

Ofereço aos meus alunos a tranquilidade da continuidade dos seus estudos em um sistema alinhado com o que tinham no seu país de origem, e facilito sua adaptação a um país completamente novo. Também recebo alunos brasileiros que buscam um diploma internacional.

Meu processo de alfabetização é em outra língua que não o Português, e a Língua Portuguesa é ensinada como segunda língua. Não me chamam de Escola Bilíngue porque minhas disciplinas são lecionadas em outro idioma, que não o Português. Normalmente meus alunos não interagem em Português, então a língua que reina nos corredores da escola é outra.

Quem sou eu? Sou uma Escola Internacional.

Tente adivinhar

Hello! Vou tentar facilitar para vocês: sou uma escola brasileira e estou adequando meu currículo à BNCC. Acredito que meus alunos precisam ser fluentes em dois idiomas ao completarem a escolaridade e, para tanto, leciono pelo menos 40-50% da minha grade curricular na segunda língua de minha escolha.

No meu caso, a segunda língua de instrução é o inglês. Meus alunos têm aulas de algumas disciplinas em Português (isso inclui a alfabetização e um currículo relevante de Língua Portuguesa), e as demais disciplinas em inglês.

Tenho um currículo forte de Língua Inglesa. Além disso, parte do conteúdo de Matemática, Geografia, História, etc, é lecionado em inglês. Assim sendo, meus professores são professores especialistas de cada disciplina e fluentes em inglês.

Para formar alunos fluentes nas duas línguas, normalmente preciso de uma carga horária maior: por isso, sou uma escola em turno único. Uso livros de algumas disciplinas desenvolvidos e utilizados nos Estados Unidos/Inglaterra, que foram desenvolvidos para falantes nativos da língua, pois preciso aprender o conteúdo específico em inglês.

Meus alunos adoram as aulas em inglês mas interagem com os amigos no corredor em Português, então não vivem em um contexto de imersão na segunda língua.

Quem sou eu? Sou uma Escola Bilíngue!

Agora ficou fácil

Hi there! Posso ser muitas metodologias diferentes: construtivista, sócio-interacionista, conteudista, Montessori, Waldorf, confessional. No entanto, qualquer que seja meu Projeto Político-Pedagógico, acredito que preparar meus alunos para o mundo inclui a aprendizagem de uma segunda língua.

Escolhi oferecer, portanto, um programa de inglês estruturado, com uma carga horária estendida. O grande diferencial é que as aulas não são aulas de inglês como eram antigamente, mas são aulas em inglês, o que significa que o inglês é o meio de comunicação utilizado, e não apenas o objeto do estudo.

Isso faz com que as aulas sejam mais comunicativas, incentivem a troca entre os alunos e promovam uma fluência maior que o aprendizado tradicional.

Para engajar os alunos, uso perguntas motivadoras e projetos interdisciplinares, que fazem com que os alunos façam as conexões entre os diversos conhecimentos a que são expostos e trabalhem coletivamente para encontrarem a solução de um problema proposto. Meus professores de inglês conseguem conduzir como mediadores, pois são bem formados e acompanhados pelo meu parceiro, no dia a dia da sala de aula.

Os pais ficam satisfeitos pois já escolheram o meu Projeto Pedagógico, e agora consigo conciliá-lo com um ensino de inglês de qualidade, mantendo minhas características, das quais me orgulho muito.

Quem sou eu? Sou uma escola com Programa Bilíngue Edify.

Resumo Prático das Diferenças

Em síntese, as escolas se distinguem em seus enfoques educacionais específicos. A escola internacional segue um currículo alinhado internacionalmente, aderindo às diretrizes de seu país de origem, e proporciona uma experiência educacional consistente para alunos estrangeiros e brasileiros. A escola bilíngue, por sua vez, adapta-se à BNCC, preservando características brasileiras, enquanto busca formar fluência em duas línguas, mas com interação social frequentemente em português. Já o Programa Bilíngue, exemplificado pelo Edify, se integra ao projeto pedagógico da escola, concentrando-se na língua inglesa com uma abordagem CLIL. Este programa destaca-se pela oferta de uma carga horária estendida para as aulas de inglês (5 tempos semanais), além de contar com professores especializados em bilinguismo.

Dessa forma, cada modelo educacional oferece uma abordagem única, refletindo diferentes prioridades e estratégias para promover o aprendizado de uma segunda língua.

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Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

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