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Ferramentas de marketing para a captação de alunos

  • Bilinguismo

O cenário de educação vem enfrentando diversas mudanças, assim como outros segmentos do mercado (não precisamos repetir aquela história batida da maior empresa de transporte de passageiros do mundo não possuir veículos em sua frota, né?).

Em meio a tantas transformações e com uma concorrência cada vez maior, diferenciação na proposta de valor é o ponto chave para se trabalhar! Com uma proposta única, a empresa se destaca e aprende a evoluir constantemente. 

Para as escolas, o cenário não é diferente. Os pais estão cada vez mais exigentes e possuem ferramentas que facilitam a pesquisa e a comparação entre diferentes propostas disponíveis antes de escolherem o colégio para o seu filho.

Em contrapartida, as instituições têm cada vez mais possibilidades de expor sua proposta e fazer o acompanhamento após cada contato com possíveis clientes, a partir da elaboração de um plano de marketing para a captação de alunos.

Mas quais são essas ferramentas usadas pelos pais?

Redes Sociais e Site

Hoje em dia, antes de tomar a decisão de visitar uma escola, os pais costumam checar o material disponibilizado para eles do modo mais fácil: pelo site e redes sociais. Além de dados básicos, as famílias procuram entender quais são as atividades extras e curriculares oferecidas, os principais benefícios e a história daquele lugar.

Por isso, é muito importante ter um site completo que dê o máximo de informação para o responsável. Este deve ser o principal meio onde a proposta de valor é transmitida integralmente.

Se a escola tem uma metodologia construtivista ou confessional, faz sentido explicar no site o porquê da escolha da abordagem e como ela é praticada. Um programa bilíngue ou de robótica, por exemplo, é um diferencial da proposta de valor que pode ser exposto para deixar claro os benefícios que os alunos possuem.

Já para as redes sociais, o que mais faz sucesso é expor um conteúdo vivo e dinâmico. Aquilo que acontece na rotina da escola. Mostrar atividades promovidas no ano letivo, como feira de ciências, literatura ou projetos criados pelo corpo docente com os alunos, desperta a curiosidade e interesse dos responsáveis. Também há a oportunidade de dar visibilidade a atividades extracurriculares para que os pais entendam todos os serviços oferecidos.

Para a otimização de performance das suas redes, crie um planejamento de posts mensal que fortaleça a proposta da sua escola. Se for interessante e tiver orçamento disponível, é fácil criar uma campanha (patrocinando um post) direcionada a um público específico.

#DicaEdify: Para criar e expor conteúdo real com fotos e vídeos de atividades que acontecem durante a rotina dos seus alunos, é muito importante pedir a autorização de imagem dos pequenos para os responsáveis logo após a matrícula.

Eventos 

Pense em todos eventos como oportunidades de divulgação dos pontos fortes da escola. Eles são uma das principais ferramentas de marketing para a captação de alunos. Nesses momentos você poderá abrir as portas para receber pessoas que poderiam nunca ter contato com ela, e, dessa forma, tem a chance de apresentar seu projeto pedagógico e infraestrutura.

É importante lembrar que eventos são experiências, e, por essa razão, têm um forte apelo emocional e de recordação para marcas. Os eventos presenciais como formaturas, feiras e apresentações são o principal ponto de contato com os responsáveis, familiares e amigos. 

Boca a Boca

Por melhor que seja sua estratégia para uso de diferentes ferramentas de marketing, o que ainda faz a maior diferença são os responsáveis que indicam a escola para outros.

Para incentivar as indicações boca a boca, é interessante que os professores, profissionais com o maior contato direto com os seus estudantes, sintam-se os principais responsáveis pela satisfação e, consequentemente, pelas indicações e renovação de matrícula dos seus estudantes.

Como transmitir a minha proposta de valor?

Roteiro de visita guiada

Desenvolva um roteiro pré-estabelecido para os colaboradores responsáveis pela realização da visita com os responsáveis que estão conhecendo a sua escola. É importante pensar em quais são os pontos e espaços que eles não podem deixar de conhecer, os folhetos e materiais que devem ver. Também é de bom tom ter um local reservado para conversar com responsáveis e alunos.

Nutrição pós-visita 

O marketing para a captação de alunos não acaba por aí. É preciso ter um cuidado muito especial com o pós a visita. Afinal, é essencial entender o que aconteceu com essas pessoas. Elas voltaram e matricularam os filhos? Se não, qual foi o motivo da desistência?

A base de contatos, ou seja, todos os e-mails e telefones dos responsáveis, é valiosa e merece muito cuidado. É importante manter os cadastros completos e segmentar quem é cliente e quem ainda é potencial, além de distinguir responsáveis e alunos. 

O e-mail para os clientes pode ser uma ferramenta para enviar boletins periódico com informações sobre a escola, novidades, datas importantes, avisos, resultados e atividades escolares.

Caso você tenha construído uma base de não clientes, é na época de captação de matrículas o momento para pensar em convites de visitas ou promoções para essa base.

Você, melhor do que ninguém, conhece sua escola e sabe os canais mais efetivos para comunicar-se com a comunidade escolar. Cabe a cada escola compor seu mix de comunicação, levando em consideração sempre o público-alvo e o diagnóstico feito inicialmente.

Assim, todo o trabalho do Projeto Político Pedagógico e as iniciativas que acontecem dentro da escola têm mais chances de serem reconhecidas e gerar interessados, e, principalmente, mais matrículas.

Artigo por: Marina Benvenuti


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