Formando leitores: Como trabalhar a leitura com as crianças em casa
Educação
sex abr 17
Marcela Nesello
Marcela Nesello

Marcela Nesello

Graduada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Com 18 anos de experiência na área de Educação Bilíngue, atua como Coordenadora Pedagógica no Edify. Foi Teaching Assistant da Fulbright (FLTA), tendo, assim, lecionado Língua Portuguesa em nível universitário nos EUA. Possui a certificação internacional CPE e é membro do Braz-TESOL. É apaixonada por viagens, livros e filmes de suspense e musicais da Broadway.

Marcela Nesello

Formando leitores: Como trabalhar a leitura com as crianças em casa

Sempre ouvimos falar que o hábito de leitura se adquire na infância, o que muito provavelmente é verdade. Essa fase de fantasia e encantamento tem o poder de criar um laço inseparável entre criança e livro. Mas para que isso aconteça, precisamos oferecer aos pequenos uma contação de histórias de qualidade e que seja significativa para eles. Veja aqui 10 dicas de como trabalhar a leitura com as crianças em casa e oferecer uma experiência incrível para seu filho ou aluno com um bônus surpresa no final!

  1. Eu Leio para uma Criança
O site Eu Leio para uma Criança é uma das formas de como trabalhar a leitura com crianças em casa. A foto mostra o banner da página.

Esse projeto do Itaú oferece diversas contações de histórias interativas com efeitos sonoros e animações. Os livros foram escritos por grandes nomes da Literatura Infantil brasileira e podem ser baixados também no celular. Acompanha vídeo do Luis Fernando Veríssimo falando da sua experiência com o pai famoso, Érico Veríssimo, e da importância do contato com livros desde cedo em sua vida.

Acesse a página aqui.

2. Espaço de Leitura

O site Espaço de Leitura é uma das formas de como trabalhar a leitura com crianças em casa. A foto mostra o banner da página.

Direcionado a crianças de 6 a 8 anos, o Espaço de Leitura é uma plataforma de livros digitais fornecida pelo Laboratório de Educação. Depois de ler as histórias, as crianças têm acesso a jogos educativos relacionados a elas. É possível ler as histórias na forma de livros ilustrados ou vídeos, onde se pode ver ou apenas escutar a contação

Acesse a página aqui.

3. Turma da Mônica

Os apps da turma da mônica são uma das formas de como trabalhar a leitura com crianças em casa. A foto mostra o banner da página.

Quem não é fã da Turma da Mônica? Os quadrinhos da turma de Maurício de Souza podem ser acessados pelo aplicativo Banca da Mônica. Há gibis gratuitos e também uma lojinha. A sessão de gibis históricos certamente vai emocionar os adultos! Além do app, a Turma da Mônica conta com um canal no YouTube® com diversos vídeos de histórias com os personagens

Acesse o aplicativo nesse link ou pela loja de aplicativos do seu celular.

Acesse o canal do Youtube aqui.

4. Domínio Público

O site do Dominío Público é uma das formas de como trabalhar a leitura com crianças em casa. A foto mostra o banner da página.

O Domínio Público é uma biblioteca digital que permite download de livros dos mais variados tipos.  Conta hoje com 21 títulos infantis. 

Acesse a página aqui.

5. Storyline Online

Já pensou em ter Oprah Winfrey, Kevin Costner, Viola Davis e Al Gore lendo uma história para o seu filho ou aluno? O Storyline Online é uma iniciativa da SAG-AFTRA Foundation que disponibiliza diversas obras em vídeo sendo contadas por famosos e tem mais de 100 milhões de acessos anualmente. Contações apenas em inglês.

Acesse a página aqui.

6. Grimm Stories

Os contos dos irmãos Grimm são famosos no mundo todo e têm passado de geração em geração por séculos. Nesse site, todas as obras estão disponíveis para leitura em diversos idiomas.

Acesse a página aqui.

7. Conta pra Mim

O Conta pra Mim é um projeto do MEC que estimula a leitura de histórias em casa. Traz orientações para as famílias fazerem uma contação envolvente e divertida e um Guia de Literacia Familiar destinado a orientar os responsáveis pela criança sobre o processo de alfabetização. 

Acesse a página aqui.

8. Biblioteca Digital Camões

O acervo infantil da Biblioteca Digital Camões é uma ótima opção para baixar livros para crianças que gostam de histórias de aventura

Acesse a página aqui.

9. Leiturinha

Leiturinha é um clube de assinatura de livros infantis. Há vários pacotes disponíveis para os pais, que podem optar por receber 1 livro por mês, 1 livro mais brindes, dicas, descontos e surpresas ou 2 livros por mês. Ideal para montar uma biblioteca infantil em casa

Acesse a página aqui.

10. Bamboleio

Bamboleio é um app de Literatura Infantil que visa a valorização da infância e da imaginação. O conteúdo também ajuda os pais a falarem com a criança sobre temas delicados. Está disponível gratuitamente por 14 dias para teste. 

Acesse a página aqui.

BÔNUS SURPRESA

Você sabia que o Edify também tem contações disponíveis gratuitamente, além de vídeos com atividades maker para as crianças fazerem em casa? Você encontra esse conteúdo especial no nosso Instragram e Facebook.

Confira também a nossa playlist de Storytelling no Youtube:

Compartilhar:

Comentários:

* Campos obrigatórios.

Edify Education

Fri Apr 24

Oi, Maria! Nós trabalhamos apenas com crianças a partir de 2 anos, mas existem vários sites que trabalham o storytelling para bebês, um deles é o Storyberries, dá uma olhada: https://www.storyberries.com/bedtime-stories-whos-that-baby-books-for-babies/. ?

Maris

Thu Apr 23

Preciso de histórias para crianças menores de 2 anos

Artigos relacionados

Tendências Educacionais para a próxima década
Educação
qua dez 23 Marcela Nesello

Tendências Educacionais para a próxima década

No presente momento, o Brasil vive uma grande fase de transição na Educação. Além da BNCC, temos o Novo Ensino Médio chegando com força e a…

Leia Mais

Como aplicar a cultura maker na educação?
Educação
qui dez 17 Aline Arruda

Como aplicar a cultura maker na educação?

A principal ideia da utilização da cultura maker na educação é de que todos nós podemos criar, construir e reparar objetos com as nossas…

Leia Mais

Metodologias Ativas para uma educação inovadora e empreendedorismo em sala de aula
Educação
sex dez 4 Márcio Pantoja

Metodologias Ativas para uma educação inovadora e empreendedorismo em sala de aula

Antes de entrarmos no tópico das Metodologias Ativas para uma educação inovadora e de como trabalhar o empreendedorismo em sala de aula é um…

Leia Mais