Saltar para o conteúdo
Gestão Escolar no século XXI

Gestão Escolar no século XXI: desafios e possibilidades

O cenário em que a sociedade está inserida tem mudado com grande velocidade. De fato, a globalização causou impactos tremendos nas relações, sejam elas pessoais ou comerciais. Um novo tempo se desenha à nossa frente. Com o avanço da tecnologia, temos a indústria 4.0 se delineando e, com ela, mais mudanças no cotidiano: a inteligência artificial é fato consumado e, nos próximos anos, a tendência é sermos profundamente afetados por ela – isso, se já não o somos! 

A educação deveria acompanhar esse movimento social de novas tendências. Indubitavelmente, algumas iniciativas têm aflorado e impactado o mercado educacional. Apesar da lentidão no avanço de indicadores de qualidade, como mostra o resultado do PISA 2018, é notória a necessidade de nos afinarmos com o novo século e realinharmos nossos processos com novos parâmetros. Não se pode educar na mesma perspectiva do século XIX ou XX. 

Para tanto, o gestor, figura essencial nesse processo de reestruturação, deve se atentar a alguns fatores imprescindíveis de gestão escolar para garantir assim, a sustentabilidade e o sucesso do negócio. 

Alguns pontos essenciais para a gestão escolar

Gestão de pessoas

O maior patrimônio de uma instituição são seus colaboradores. Portanto, uma política de captação e retenção de bons talentos é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Escolher bem os funcionários, acompanhar durante o processo, dar feedbacks e estruturar planos de ação são funções gerenciais as quais é preciso ter um cuidado especial. 

Esteja atento também à comunicação interna: todos devem estar na mesma sintonia, com a mesma visão e missão. Da portaria ao Diretor, é preciso que todos estejam alinhados com as mesmas falas, conheçam o produto e demonstrem afetividade na acolhida. 

Gestão de processos

Outro ponto importante no processo de gestão escolar é o foco na otimização dos resultados da empresa apostando na melhoria contínua dos processos. Esse tipo de gestão busca identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização. Para isso acontecer, o gestor precisa “desenhar” os processos e fluxos da escola, compartilhar isso com a equipe interna (colaboradores e alunos) e com a equipe externa (pais e parceiros).

Gestão da aprendizagem

De acordo com os novos marcos legais, BNCC e Diretrizes Curriculares Nacionais, deve-se compreender o aluno em sua integralidade, com dimensões cognitiva, emocional e física. Nesse processo, o protagonismo é do aluno. Por isso, a escola deve focar no processo de aprendizagem, em metodologias ativas e na possibilidade do ensino adaptativo.

Gestão de Negócio

Bons indicadores também se fazem necessários para não somente medir, mas acompanhar a evolução dessa aprendizagem e possibilitar realinhamentos durante o percurso. Os indicadores devem ser capazes de sinalizar desvios durante a etapa e não somente diagnosticar ao final do ano. 

Não menos importante, mas, com certeza, essencial para o funcionamento das unidades privadas, é a boa gestão administrativa financeira. Pedagogia não ensina administrar financeiramente uma instituição de ensino; portanto, se você é gestor “Pedagogo”, a orientação é clara: capacite-se para tal função. Um curso de MBA em Administração pode ser a solução imediata.

A empresa precisa de um orçamento anual, um plano de negócios e acompanhamento sistemático financeiro. Controle de inadimplência também garante a saúde da operação. O uso mais sustentável dos espaços e o controle de perdas também fazem parte das funções do gestor. 

A gestão articulada desses processos e a constante capacitação do gestor podem contribuir para o crescimento da instituição. Aliado a isso, soma-se, claro, uma boa dose de motivação e entusiasmo. 

Iolene Lima

Saiba mais sobre os programas Edify!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

gamificacao_na_escola

Gamificação na escola: a reação dos gestores escolares com o Edify Play

A gamificação na escola se tornou uma revolucionária abordagem educacional, proporcionando uma experiência de aprendizado mais envolvente e participativa. No centro dessa inovação, encontra-se o Edify Play, uma ferramenta que não apenas adota a gamificação,…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!