Saltar para o conteúdo
itinerarios_formativos

Como elaborar os Itinerários Formativos com a ajuda de um programa bilíngue?

Os Itinerários Formativos são a maior aposta e, também, o maior desafio para a implementação do Novo Ensino Médio. Além disso, trilhas formativas diferenciadas têm potencial para se tornarem o critério definitivo de responsáveis e alunos na hora de se decidirem sobre a matrícula em uma instituição de ensino. Por isso, o Edify está junto com você nessa jornada tão importante.

Independentemente do Itinerário Formativo escolhido pelo aluno, há temas fundamentais que poderão ajudá-lo a garantir o sucesso em qualquer profissão: cidadania, liderança, habilidades para falar em público e para interpretar diferentes mídias. E, é claro, a fluência em um segundo idioma.

Dessa forma, um programa bilíngue que contemple aspectos fundamentais de formação cidadã e profissional é a base ideal para a criação de diversos Itinerários Formativos que podem alavancar sua escola e colocar seus alunos no topo.

Portanto, leia este artigo até o final e entenda o que são os Itinerários Formativos, como elaborar o melhor itinerário para a sua escola e como um programa bilíngue pode ser a solução ideal para a implementação do Novo Ensino Médio. Vem com a gente!

Conteúdo do Post

O que são Itinerários Formativos: Uma visão geral

O cenário educacional contemporâneo exige abordagens inovadoras para atender às necessidades diversificadas dos alunos. Entre as iniciativas mais impactantes, os Itinerários Formativos no contexto do Novo Ensino Médio destacam-se como uma oportunidade de personalizar a aprendizagem.

Os Itinerários Formativos constituem um conjunto flexível de opções educacionais disponíveis para os estudantes no ensino médio. Compreendendo disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras formas de atividades, esses itinerários representam uma abordagem inovadora que visa personalizar a experiência educacional. Durante o ensino médio, os estudantes têm a oportunidade de escolher itinerários que aprofundam seus conhecimentos em áreas específicas do saber, tais como Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, os itinerários também incluem a Formação Técnica e Profissional (FTP), oferecendo aos alunos a possibilidade de se especializarem em campos técnicos e profissionais.

Essa abordagem permite às redes de ensino uma autonomia significativa, capacitando-as a decidir quais itinerários formativos serão oferecidos, assegurando que o processo de decisão envolva a participação ativa de toda a comunidade escolar.

A Importância da Abordagem Bilíngue

Desenvolvimento de Competências Globais

A inclusão de programas bilíngues nos Itinerários Formativos visa não apenas aprimorar habilidades linguísticas, mas também cultivar competências globais. Com a crescente interconexão do mundo, a proficiência em mais de um idioma torna-se uma vantagem competitiva essencial. Programas bilíngues capacitam os alunos a compreenderem e se comunicarem eficazmente em um ambiente globalizado.

Ampliação de Perspectivas Culturais

A educação bilíngue vai além da língua, proporcionando uma imersão cultural valiosa. Ao integrar experiências culturais no processo educacional, os Itinerários Formativos podem enriquecer a compreensão dos alunos sobre diversidade, promovendo a aceitação e a apreciação das diferenças culturais.

Ensino Bilíngue e Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos representam uma inovação significativa no panorama educacional do Novo Ensino Médio, sendo ao mesmo tempo uma promissora oportunidade e um desafio considerável para as instituições de ensino. Estas trilhas formativas diferenciadas têm o potencial de se tornarem um fator determinante na escolha de pais e alunos ao decidirem sobre a matrícula em uma escola. Em meio a essa transformação, o Edify surge como um parceiro fundamental nessa jornada, oferecendo suporte e insights cruciais para o sucesso desse novo modelo educacional.

Independentemente do Itinerário Formativo escolhido pelo aluno, há elementos essenciais que podem contribuir para o sucesso em qualquer carreira, como cidadania, liderança, habilidades para falar em público, interpretação de mídia e, é claro, fluência em um segundo idioma. Nesse contexto, um programa bilíngue que abrange aspectos fundamentais de formação cidadã e profissional emerge como uma base ideal para a criação de Itinerários Formativos diversificados, impulsionando a instituição de ensino e colocando os alunos em uma posição privilegiada.

Integrando o Programa Bilíngue

Como já vimos, os Itinerários Formativos, definidos pelo Novo Ensino Médio, dividem o tempo dos alunos entre a Formação Geral Básica e essa parcela flexível, que deve ser construída por cada instituição. Com a possibilidade de escolha de trilhas de acordo com interesses acadêmicos e aspirações profissionais, as opções são diversas, abrangendo áreas como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Formação Técnica e Profissional.

Os Itinerários Formativos se organizam em quatro eixos estruturantes, integrando experiências educativas à realidade contemporânea e desenvolvendo habilidades relevantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. Enquanto as escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários, a escolha estratégica dessas trilhas torna-se fundamental para atrair e satisfazer pais e alunos. Nesse cenário, a metodologia de um Programa Bilíngue, como o oferecido pelo Edify, se revela essencial.

O Programa Bilíngue do Edify não apenas atende à obrigatoriedade do ensino da língua inglesa no Novo Ensino Médio, mas vai além, preparando os estudantes para os desafios de um mundo globalizado. Com a oferta de aulas práticas que desenvolvem autonomia, repertório cultural, educação midiática e competências socioemocionais, o programa é uma base sólida para a construção de Itinerários Formativos inovadores. As oficinas do Programa Bilíngue abrangem temas como colaboração, comunicação, cidadania, pensamento crítico, inovação, linguagens de mídia, autonomia e atividades práticas, proporcionando uma trilha de excelência para os estudantes se destacarem no mercado de trabalho e na vida.

Integrando perfeitamente o Programa Bilíngue aos Itinerários Formativos, gestores, equipe pedagógica e docentes podem explorar a adaptabilidade das oficinas a cada eixo estruturante, promovendo uma educação abrangente e alinhada às necessidades globais e individuais dos estudantes. Assim, ao utilizar o Programa Bilíngue como base, torna-se mais fácil desenvolver Itinerários Formativos que não apenas atendam às demandas do Novo Ensino Médio, mas também preparem os alunos para serem líderes e cidadãos excepcionais.

Como elaborar o melhor Itinerário Formativo para a sua escola?

Os Itinerários Formativos buscam auxiliar os estudantes não só a aprofundar conhecimentos, como a ampliar sua visão de mundo. Assim sendo, a escola prepara o aluno para tomar as melhores decisões tanto na vida profissional quanto na pessoal e em sociedade.

Dessa forma, ao elaborar os Itinerários Formativos, a instituição deve levar em conta as demandas e necessidades de seus estudantes, bem como as tendências da realidade global.

Qual será o mundo que seu aluno vai encontrar fora das portas da instituição de ensino? Como prepará-lo para enfrentar os desafios e se adaptar às rápidas mudanças de um mundo cada vez mais globalizado e dominado pela tecnologia? O Edify tem a solução que pode ajudá-lo a responder todas essas questões: o Programa Bilíngue.

Programa Bilíngue: o suporte ideal para a criação dos Itinerários Formativos

Que a língua inglesa é o idioma do mundo globalizado, não é novidade. Por isso, o inglês será obrigatório em todas as escolas no Novo Ensino Médio. Mas, hoje em dia, apenas aprender uma nova língua não é suficiente para se destacar. Afinal, saber navegar pelos assuntos em alta no mundo e se comunicar com clareza vai muito além das habilidades linguísticas: as competências socioemocionais e interculturais, o pensamento crítico e a capacidade de interpretação de conteúdos em diversas mídias são essenciais para uma formação completa.

É por isso que o Programa Bilíngue do Edify é uma base de peso para a construção de qualquer Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio. A metodologia do programa contribui para transformar o estudante em um cidadão global, com capacidades de comunicação e de “aprender a aprender” que vão capacitar o aluno para ele se tornar um profissional que continua se aperfeiçoando ao longo da vida, independentemente do contexto em que se encontra.

Sendo assim, o programa dispõe de aulas “mão na massa” que, além do idioma adicional, desenvolvem autonomia, repertório cultural e educação midiática, que são indispensáveis a qualquer estudante, não importa qual carreira ele decida seguir. Super interessante, não é mesmo?

A solução Premium

O material Premium do Edify auxilia a instituição e o corpo docente a construir projetos e oficinas criativas focadas no desenvolvimento da oralidade e habilidades socioemocionais. Dessa forma, essas competências vão garantir a excelência em qualquer escolha futura do estudante, seja ela acadêmica, tecnológica ou empreendedora.

As práticas pedagógicas do programa une temas como:

  • capacidade de colaboração e comunicação;
  • cidadania e caráter;
  • pensamento crítico;
  • inovação;
  • aquisição de conhecimento;
  • linguagens de mídias;
  • autonomia e atividades práticas.

Assim sendo, a trilha de oficinas cria uma base de excelência para que os estudantes desenvolvam habilidades para o mercado de trabalho e para a vida.

As oficinas de Cidadania Global (Global Citizenship), Narrativa e Criatividade (Storytelling andCreativity), Literacia midiática (Media Literacy), Falar em Público (Public Speaking) e Liderança e Empreendedorismo (Leadership and Entrepreneurship), ministradas em inglês, preparam os estudantes não só para se comunicar em outra língua, mas para se tornarem cidadãos completos e habilitados para expressar suas ideias.

Integração entre o Programa Bilíngue e os Itinerários Formativos

Como trabalha capacidades transversais a todas as áreas de conhecimento, o Ensino Bilíngue pode ser utilizado nos Itinerários Formativos organizados a partir de todos os eixos estruturantes. Sendo assim, confira exemplos de adequação dos materiais a cada eixo:

  • Investigação científica: oficina de Global Citizenship;
  • Processos criativos: oficinas de Storytelling and Creativity, de Media Literacy e de Public Speaking;
  • Mediação e intervenção cultural: oficinas de Media Literacy, Public Speaking; e Global Citizenship;
  • Empreendedorismo: oficinas de Media Literacy, Public Speaking e Leadership and Entrepreneurship.

É claro que, como todas as oficinas tratam de competências fundamentais, gestores, equipe pedagógica e docentes podem usar da criatividade para integrá-las ao plano pedagógico da instituição da melhor maneira possível.

Portanto, utilizando o Programa Bilíngue como base fica muito mais fácil desenvolver Itinerários Formativos que contemplem tudo aquilo que os estudantes do Novo Ensino Médio precisam para serem profissionais e cidadãos excepcionais. Se a sua instituição deseja criar os líderes do futuro, esse é o melhor lugar para começar e você pode sempre contar com o Edify para alcançar os seus objetivos.

Converse com um dos nossos consultores!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

jogo_online_educacional

Jogo online educacional: como o Edify Play revolucionou o ensino de inglês nas escolas

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma como os alunos aprendem, e uma das inovações mais marcantes nesse contexto é a gamificação, que utiliza elementos de jogos para…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!