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metodologias ativas e educação inovadora

Metodologias Ativas para uma educação inovadora

  • Práticas Pedagógicas

Antes de entrarmos no tópico das Metodologias Ativas para uma educação inovadora e de como trabalhar o empreendedorismo em sala de aula é um caminho essencial para isso, necessitamos compreender como surgiu esse tema para a Educação Básica.

O que é a BNCC e qual a finalidade dela?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é definida pelo Ministério da Educação (MEC) como sendo um documento “de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”.

Em outras palavras, a BNCC é o documento norteador dos conhecimentos considerados relevantes e imprescindíveis para a formação e o desenvolvimento dos alunos nas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A BNCC tem como finalidade assegurar que todos os alunos brasileiros, independentemente do estado que vivam ou escola que estudem, tenham acesso aos conhecimentos fundamentais concernentes às etapas da educação básica e desenvolvam 10 competências gerais

O que é empreendedorismo?

O termo é comumente associado ao mundo dos negócios, à abertura de empresas, à criação de produtos e projetos inovadores. Entretanto, caro educador, de acordo com as competências gerais da BNCC, podemos inserir o empreendedorismo na educação como um modelo de abordagem de metodologia ativa.

Sendo assim, ao passo que as escolas proporcionam ao aluno a oportunidade de empreender, elas ajudarão o aluno a ser protagonista de sua própria história por meio do estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico, científico, criatividade, e da elaboração colaborativa com os demais colegas na busca por soluções criativas para solucionar problemas existentes em nosso cotidiano, possibilitando assim que o aprendiz se enxergue como um cidadão global responsável por si e pelo meio que vive buscando preservar a sua vida e do meio ambiente.

Como empreender e inovar no seu contexto escolar?

Se sua escola já possui o programa bilíngue Edify, o uso das Metodologias Ativas para uma educação inovadora é algo natural, pois a proposta pedagógica do Edify é baseada na abordagem de projetos.

Nela, a língua inglesa não é apenas um componente curricular a ser estudado durante a educação básica, mas é utilizada como um meio de empoderamento do aluno no desenvolvimento de projetos por meio da construção de conhecimento e saberes com o intuito de buscar soluções para problemas cotidianos.

Para cada série escolar, existe um tema de projeto diferente a ser desenvolvido com os alunos baseado nas habilidades e competências sugeridas na BNCC. Cada kit de projeto contém as orientações necessárias para que professores possam facilitar a aprendizagem e envolvimento dos estudantes durante a elaboração dos projetos.

Os projetos possuem foco na produção oral dos educandos. Por meio deles os alunos assumem o papel de protagonistas da aprendizagem, possibilitando-os a trabalharem de forma colaborativa, autônoma e de maneira interdisciplinar.

Dentre os mais variados temas de projetos, destacarei aqui dois que viabilizarão aos estudantes a oportunidade de empreender e inovar.

  • Budget Wise aborda a importância do planejamento financeiro. Os alunos são apresentados a estratégias para o gerenciamento de recursos e serão convidados a refletir sobre a necessidade ou não de gastar para que aprendam a controlar seus impulsos de comprar algum produto ao se depararem com ele, adquirindo maior paciência para criar estratégias (pessoais e comunitárias) que viabilizem a concretização de objetivos.
  • Make it Better  viabiliza o melhor da aprendizagem experimental, estágios, educação cívica, voluntariado e serviço comunitário. Os estudantes desde o início são convidados a se envolverem em um projeto de prestação de serviço, aprendendo como usar ferramentas de gerenciamento de vida aplicadas às situações reais. Eles aprendem a identificar um problema, trabalhar  colaborativamente para criar soluções, elaborar um plano de ação e implementar suas ideias. Os princípios da abordagem do Design Thinking são facilmente aplicados neste tema de projeto. 

Como puderam perceber, empreender não significa necessariamente abrir uma empresa. E inovar não requer a implementação, no seu ambiente escolar, do que há mais de moderno na área de tecnologia.

Esses conceitos podem ser facilmente aplicados com uma mudança na mentalidade e nas práticas pedagógicas para que possamos auxiliar nossos alunos a desenvolverem as habilidades e competências necessárias com experiências educacionais mais significativas para que nossas escolas estejam alinhadas com as demandas do século XXI e em consonância com as normas e diretrizes estabelecidos pelo MEC por meio da BNCC.

Se você se interessou em ter o que há de mais moderno no ensino de língua inglesa dentro de sua escola com um programa bilíngue 100% alinhado com a BNCC, entre em contato com a equipe Edify e descubra como podemos lhe ajudar a capacitar seus alunos e professores a terem um programa bilíngue que vai muito além das aulas de inglês. 

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