Metodologias Ativas para uma educação inovadora e empreendedorismo em sala de aula
Educação
sex dez 4
Márcio Pantoja
Márcio Pantoja

Márcio Pantoja

Pós-graduando em Metodologias e Práticas para Educação Bi/Multilíngue (Instituto Singularidades), possui graduação em Letras Língua Inglesa. Márcio é coordenador pedagógico da Spot Educação. Além de ser professor de inglês há 15 anos com vasta experiência em diversos contextos, é formador de professores. Possui entre outros, os certificados CAE e CELTA, ambos da Universidade de Cambridge. Foi por duas vezes bolsista CAPES/FULBRIGHT fazendo cursos de desenvolvimento profissional em universidades norte americanas. Foi presidente do BRAZ-TESOL Belém Chapter. Gosta muito de estudar, aprender e desenvolver suas práticas pedagógicas para contribuir com um mundo melhor através do poder transformador da educação.

Márcio Pantoja

Metodologias Ativas para uma educação inovadora e empreendedorismo em sala de aula

Antes de entrarmos no tópico das Metodologias Ativas para uma educação inovadora e de como trabalhar o empreendedorismo em sala de aula é um caminho essencial para isso, necessitamos compreender como surgiu esse tema para a Educação Básica.

O que é a BNCC e qual a finalidade dela?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é definida pelo Ministério da Educação (MEC) como sendo um documento “de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”. Em outras palavras, a BNCC é o documento norteador dos conhecimentos considerados relevantes e imprescindíveis para a formação e o desenvolvimento dos alunos nas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A BNCC tem como finalidade assegurar que todos os alunos brasileiros, independente do estado que vivam ou escola que estudem, tenham acesso aos conhecimentos fundamentais concernentes às etapas da educação básica. 

Quais são as 10 competências gerais da BNCC?

Fonte: Tuneduc

O que é empreendedorismo?

O termo é comumente associado ao mundo dos negócios, à abertura de empresas, à criação de produtos e projetos inovadores. Entretanto, caro educador, de acordo com as competências gerais da BNCC, podemos inserir o empreendedorismo na educação como um modelo de abordagem de metodologia ativa.

Sendo assim, ao passo que as escolas proporcionam ao aluno a oportunidade de empreender, elas ajudarão o aluno a ser protagonista de sua própria história por meio do estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico, científico, criatividade, e da elaboração colaborativa com os demais colegas na busca por soluções criativas para solucionar problemas existentes em nosso cotidiano, possibilitando assim que o aprendiz se enxergue como um cidadão global responsável por si e pelo meio que vive buscando preservar a sua vida e do meio ambiente.

Como empreender e inovar no seu contexto escolar?

Se sua escola já possui o programa bilíngue Edify, o uso das Metodologias Ativas para uma educação inovadora é algo natural, pois a proposta pedagógica do Edify é baseada na abordagem de projetos. Nela, a língua inglesa não é apenas um componente curricular a ser estudado durante a educação básica, mas é utilizada como um meio de empoderamento do aluno no desenvolvimento de projetos por meio da construção de conhecimento e saberes com o intuito de buscar soluções para problemas cotidianos.

Para cada série escolar, existe um tema de projeto diferente a ser desenvolvido com os alunos baseado nas habilidades e competências sugeridas na BNCC. Cada kit de projeto contém as orientações necessárias para que professores possam facilitar a aprendizagem e envolvimento dos estudantes durante a elaboração dos projetos.

Os projetos possuem foco na produção oral dos educandos. Por meio deles os alunos assumem o papel de protagonistas da aprendizagem, possibilitando-os a trabalharem de forma colaborativa, autônoma e de maneira interdisciplinar.

Dentre os mais variados temas de projetos, destacarei aqui dois que viabilizarão aos estudantes a oportunidade de empreender e inovar.

  • Budget Wise aborda a importância do planejamento financeiro. Os alunos são apresentados a estratégias para o gerenciamento de recursos e serão convidados a refletir sobre a necessidade ou não de gastar para que aprendam a controlar seus impulsos de comprar algum produto ao se depararem com ele, adquirindo maior paciência para criar estratégias (pessoais e comunitárias) que viabilizem a concretização de objetivos.
  • Make it Better  viabiliza o melhor da aprendizagem experimental, estágios, educação cívica, voluntariado e serviço comunitário. Os estudantes desde o início são convidados a se envolverem em um projeto de prestação de serviço, aprendendo como usar ferramentas de gerenciamento de vida aplicadas às situações reais. Eles aprendem a identificar um problema, trabalhar  colaborativamente para criar soluções, elaborar um plano de ação e implementar suas ideias. Os princípios da abordagem do Design Thinking são facilmente aplicados neste tema de projeto. 
Os projetos são uma ótima forma de usar as metodologias ativas para uma educação inovadora. Na foto, o kit Budget Wise.
No projeto Budget Wise, os alunos desenvolvem noções financeiras e praticam o inglês!

Como puderam perceber, empreender não significa necessariamente abrir uma empresa. E inovar não requer a implementação, no seu ambiente escolar, do que há mais de moderno na área de tecnologia. Esses conceitos podem ser facilmente aplicados com uma mudança na mentalidade e nas práticas pedagógicas para que possamos auxiliar nossos alunos a desenvolverem as habilidades e competências necessárias com experiências educacionais mais significativas para que nossas escolas estejam alinhadas com as demandas do século XXI e em consonância com as normas e diretrizes estabelecidos pelo MEC por meio da BNCC.

Se você se interessou em ter o que há de mais moderno no ensino de língua inglesa dentro de sua escola com um programa bilíngue 100% alinhado com a BNCC, entre em contato com a equipe Edify e descubra como podemos lhe ajudar a capacitar seus alunos e professores a terem um programa bilíngue que vai muito além das aulas de inglês. 

Compartilhar:

Comentários:

* Campos obrigatórios.

Seja o primeiro a comentar esse conteúdo e ajude nossos leitores a criar um debate construtivo.

Artigos relacionados

Como escolher a melhor escola para seu filho?
Educação
qui fev 18 Marcela Nesello

Como escolher a melhor escola para seu filho?

Você já parou para pensar quantos anos passamos na escola e quão profunda é a influência desses anos em nossa vida adulta, tanto no que concerne…

Leia Mais

Presencial e online: 3 modelos práticos para salas de aulas simultâneas
Educação
qui fev 11 André Hedlund

Presencial e online: 3 modelos práticos para salas de aulas simultâneas

Muitas escolas fizeram a transição para o formato de ensino híbrido ou combinado desde o início da pandemia. Isso significa que os professores…

Leia Mais

Quais as vantagens de se aprender inglês dentro da escola?
Bilinguismo
qua jan 13 Márcio Pantoja

Quais as vantagens de se aprender inglês dentro da escola?

Aprender inglês no contexto atual é de extrema importância e necessidade porque ele é o principal idioma usado nas transações comerciais, na…

Leia Mais