Saltar para o conteúdo
Crianças em pista de corrida

Aprendendo inglês por meio da atividade física

Estudos na área da Neurociência e das Ciências Cognitivas trouxeram novas reflexões acerca da relação mente-corpo no processo de aquisição de conhecimento, destacando que o aprendizado não é simplesmente um processamento cerebral de informações percebidas em um meio pré-determinado, mas sim o resultado das relações entre o organismo e o mundo. Então, sim, é possível aprender inglês por meio da atividade física!

Sob essa perspectiva, houve uma ressignificação da compreensão do movimento na aprendizagem. O corpo não é mais entendido como um simples recipiente para o cérebro, mas sim como o meio fundamental com o qual o ser humano age no mundo e produz conhecimento. 

Converse com um dos nossos consultores!

Importância do movimento para a aprendizagem   

Desde bebês, para absorver informações, ouvimos, olhamos, nos movemos, tocamos e sentimos vários estímulos ao nosso redor. Trazemos um aparato biológico que nos permite sobreviver, mas a aprendizagem e o desenvolvimento se dão pela interação com o outro e com o meio. 

Antes da aquisição da linguagem, a motricidade é a característica essencial da criança. É a primeira estrutura de relação e correlação com o meio, com os outros e posteriormente com os objetos. Com a maturação neurológica, os reflexos são inibidos e a criança passa a coordenar os campos sensorial e motor e consegue, então, ligar a percepção aos movimentos próprios para produzi-los de forma diversificada. É a ação motora que passa a regular o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais.

Assim, podemos dizer que o corpo é um instrumento fundamental para o amadurecimento da criança, e, portanto o movimento na aprendizagem é essencial. O desenvolvimento motor permite a exploração ativa do ambiente por meio da manipulação dos objetos, da repetição das ações, do domínio do próprio corpo e do controle do esquema corporal. É pela sua estrutura física que a criança interage com o seu meio, com as pessoas com quem convive e com os objetos à sua volta.     

Toda experimentação que gera um aperfeiçoamento motor ou cognitivo é classificada como aprendizagem, sendo conceituada como resultado da interação das estruturas mentais com o meio ambiente, fazendo com que haja uma mudança no comportamento obtido pela experimentação. Essa aprendizagem é constituída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais, viabilizados pela plasticidade dos processos neurais cognitivos.

Importância do movimento para consolidar conceitos na aquisição da segunda língua

Na fase de educação infantil, a exposição a estímulos emocionais, sensoriais, motores e sociais variados, contribui para a manutenção das sinapses já estabelecidas e para a formação de novas sinapses gerando novos comportamentos.

As estratégias pedagógicas devem utilizar recursos que sejam multissensoriais para a ativação de múltiplas redes neurais que estabelecerão associação entre si. Se as informações/experiências forem repetidas, a atividade mais frequente dos neurônios relacionados a elas resultará em neuroplasticidade e produzirá sinapses mais consolidadas.

Estudos apontam que a estrutura do cérebro humano é alterada pela experiência de adquirir uma segunda língua. Ao analisar indivíduos bilíngues, pesquisadores descobriram que essas pessoas apresentam maior densidade de massa cinzenta no lobo parietal inferior do hemisfério esquerdo e que a reorganização estrutural desta região está relacionada à proficiência e à idade de aquisição da segunda língua. 

Nas situações de interação na aula de inglês, muitas vezes o professor utiliza os gestos e o apoio visual para favorecer a compreensão dos alunos. Por exemplo, ao cantar a música “Head, shoulders, knees and toes” e tocar as partes respectivas do corpo (cabeça, ombro, joelho e pé) enquanto pronuncia as palavras, as crianças imitam o movimento do professor e associam rapidamente o nome das partes do corpo a cada área que tocam e sentem.

Nesse momento, recolhem informações a partir do gesto que visualizam e reproduzem. Assim, os movimentos expressam informações que constituem um sistema integrado com a fala e servem como uma representação visual do pensamento incorporado durante o processo comunicativo.

Sugestões de recursos didáticos facilitadores para o ensino de inglês por meio de estímulos multissensoriais e corporificados: 

1) Brincar de pular amarelinha para aprender os números em inglês

Após explorar a contagem de 1 a 10 utilizando objetos disponíveis em sala que os alunos possam tocar, como blocos de encaixe, livros, cadeiras, mesas, número de meninos e de meninas presentes, o professor pode propor a brincadeira de amarelinha. Na criança, a capacidade de pular em um pé só indica o aperfeiçoamento da coordenação motora, do equilíbrio e do desenvolvimento cognitivo.

Ao lançar a pedrinha, o aluno desenvolve a coordenação óculo manual. Ele tem que identificar o alvo com os olhos e traduzir esse conhecimento em termos de movimento do braço e da mão, calculando corretamente a força necessária para atingir o objetivo.  

À medida em que avança as casas da amarelinha, pulando, o estudante coloca em prática, fisicamente, seu plano de ação, ao mesmo tempo em que trabalha a capacidade de adaptação. 

A brincadeira em grupo, desenvolve outras habilidades como a atenção, a memória, o aguardar a vez e a socialização, além de estimular a coordenação motora. A emoção gerada pela experiência vivenciada pelo corpo, certamente irá ajudar na memorização dos números em inglês.

2) Atividade sensorial para aprender as frutas em inglês

Inicialmente, o professor deve explorar o conteúdo de frutas usando cartões com imagens representativas. A partir de questionamentos orais, deve mostrar os cards e pedir para que os alunos reproduzam sua fala. A seguir, deve trazer frutas reais e deixar que as crianças toquem e observem suas formas e texturas. Depois, é preciso colocar em uma sacola, frutas de plástico e desafiar os alunos, um de cada vez, que segurem por fora e tentem descobrir o objeto tocado.

Outras atividades posteriores podem ser utilizadas para fixar o conteúdo, como brincar de bingo de frutas, confeccionar um cartaz utilizando recortes de encartes de supermercado, ou ainda propor uma brincadeira motora, como o Get It. Nessa corrida de revezamento, os alunos formam uma fila e o professor coloca os cartões com as frutas a uma distância. O professor fala uma charada, por exemplo “it’s a fruit, it’s red, it’s round”. O primeiro aluno da fala corre e pega o cartão correspondente à descrição.

Podemos destacar como benefícios dessas atividades a criatividade, a coordenação motora, a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio e a concentração. 

Assim, fazemos um convite aos educadores para que lancem um olhar sobre a importância do movimento corporal na aprendizagem, para que possam inserir em seu dia a dia, formas diferenciadas de interação com os alunos que possibilitem o movimento e as experimentações multissensoriais como estratégia para favorecer a compreensão e aquisição de conceitos numa segunda língua. 

Autor: Jucymar Boccazio

Saiba mais sobre os programas Edify!


Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

jogo_online_educacional

Jogo online educacional: como o Edify Play revolucionou o ensino de inglês nas escolas

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma como os alunos aprendem, e uma das inovações mais marcantes nesse contexto é a gamificação, que utiliza elementos de jogos para…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!