Saltar para o conteúdo
o passo a passo para a implementação de um programa bilingue

Diretrizes Nacionais Curriculares para o Ensino Plurilíngue

Desde junho do ano passado, muitas pessoas ligadas à educação, em suas diversas esferas, e às soluções bilíngues de modo geral têm discutido a proposta elaborada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o status do ensino bilíngue em escolas públicas e privadas.

O parecer do CNE sobre o contexto do ensino plurilíngue no país reacendeu um debate de longa data e sem consenso: afinal de contas, o que é uma escola bilíngue e quem pode se intitular como tal? Com os novos apontamentos desse documento, ainda não homologado, o que as escolas precisam saber para se adequarem? Este texto traz algumas reflexões importantes.

Saiba mais sobre os programas Edify!

Com a liderança de Ivan Siqueira, relator do parecer e membro da Câmara de Educação Básica do Ministério da Educação, a iniciativa há muito ansiada culminou no PARECER CNE/CEB Nº: 2/2020, aprovado em julho de 2020.

O documento recebeu sugestões de diversos grupos de estudos, instituições e da população em consulta aberta e suas determinações procuram normatizar a oferta do ensino plurilíngue no Brasil. Até a divulgação do documento, era praxe classificar as soluções educacionais de língua adicionais em quatro vertentes:

  • Escolas de idiomas – que oferecem cursos dentro ou fora do prédio físico da escola regular
  • Escolas Internacionais – que adotam o currículo e os procedimentos do país de origem com o ensino na língua desse país 
  • Escolas Bilíngues – que trabalham com a língua adicional como meio de instrução (como na abordagem CLIL) e ofereciam currículo misturado em português e língua adicional
  • Escolas com Programa Bilíngue – que aumentam a carga horária e os pontos de contato com a língua adicional com aulas baseadas em diversas metodologias

Após a homologação do documento, ele passará a regulamentar o Ensino Bilíngue no país e as maiores mudanças serão as seguintes:

A Denominação

As escolas que antes se chamavam de escolas bilíngues terão que cumprir as exigências para manter o título. Isso quer dizer que as escolas bilíngues terão que ensinar o currículo bilíngue (língua nativa + língua adicional) para todos os segmentos e não só para uma parte dos estudantes. No caso de escolas com programas bilíngues, essas passam a usar a denominação de Escolas com Carga Horária Estendida em Língua Adicional. As escolas brasileiras com parcerias internacionais alinhadas com a BNCC e com o currículo internacional, passam a integrar o grupo de Escolas Internacionais

A Carga Horária

Escolas bilíngues terão carga horária mínima de 30%, não podendo ultrapassar 50%, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e 20% para o Ensino Médio. Escolas com carga horária estendida na língua adicional deverão oferecer no mínimo 3 horas semanais

A Formação de Professores

Professores que antes precisavam de diploma em Pedagogia ou Letras para atuarem na educação básica passam a precisar comprovar sua proficiência na língua e ter formação específica voltada para o ensino bilíngue. Em relação à proficiência, os docentes terão que obter o nível B2 de acordo com o Quadro Comum de Referência da Europa. No que diz respeito à formação, esses profissionais terão a opção de fazer um curso de no mínimo 120h, uma pós-graduação, mestrado ou doutorado na área.

O Currículo e Metodologia

As escolas poderão definir seus currículos e como o ensino será ministrado, contanto que estejam fundamentadas na ideia de língua adicional como meio de instrução (CLIL) e na utilização de projetos inter ou transdisciplinares que perpassem as matérias da Base Comum (matemática, português, ciências, geografia e históra) com desdobramentos da Base Diversificada (sociologia, filosofia, artes, etc).

A Avaliação

Os estudantes deverão alcançar proficiência nível A2 até o 6º ano, nível B1 até o 9º ano e nível B2 até o 3º ano do Ensino Médio e a escola terá que comprovar que pelo menos 80% dos estudantes estão de acordo com as exigências.

Como o Edify pode ajudar a sua Escola

Após aprovado, as determinações do parecer terão que ser incorporadas pelas escolas ao longo do próximos dois anos. Isso quer dizer que os professores terão que buscar a formação específica para atuação no ensino bilíngue e que as escolas precisarão desenvolver seus currículos e metodologias para alinharem-se à norma.

O Edify já oferece soluções alinhadas às exigências do parecer e está se adequando para atender as novas demandas. Temos orgulho em ser uma referência para todos os profissionais de todas as esferas da educação plurilíngue e disponibilizar soluções desenhadas por um time de especialistas. Como podemos ajudar?

  1. Oferecendo suporte pedagógico constante alinhado à BNCC e às resoluções do parecer do CNE
  2. Disponibilizando trilhas de formação pelo Hub Edify com eventos que atendam desde professores e famílias até gestores e donos de escolas
  3. Personalizando soluções de carga horária estendida em inglês de acordo com o perfil das escolas (com foco em preparação para exames de Cambridge ou em programação e robótica ou em aprendizagem baseada em projetos (PBL) ou em reforço de disciplinas por meio de CLIL)
  4. Provendo materiais de alta qualidade e com proposta pedagógica moderna e inovadora (inclusive ganhando notoriedade internacional)
  5. Criando conteúdo relevante para as necessidades da escola de acordo com o momento e desenvolvendo um soluções híbridas para adequar os currículos 
  6. Focando no estudante como protagonista, entregando lições diferenciadas e personalizadas e enfatizando o desenvolvimento de competências essenciais alinhadas com a BNCC

A nova realidade da educação plurilíngue no país traz desafios e reflexões importantes, mas também atende um anseio antigo do setor educacional e cria oportunidades. Estamos juntos nessa jornada rumo à normatização do ensino em duas línguas e continuamos mais do que nunca acreditando no sonho de empoderamento das nossas crianças como cidadãs globais por meio de um cérebro bilíngue. Estamos prontos para atender as exigências do parecer. E a sua escola? Vem conhecer nossas soluções!

Converse com um dos nossos consultores!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

escola_bilingue

Escola bilíngue – Conceito, vantagens e funcionamento

Você provavelmente já ouviu falar em escola bilíngue, afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação em mais de uma língua se torna cada vez mais necessária. Assim, a forma como as escolas…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!