Saltar para o conteúdo

O que é metaverso e qual sua influência e impacto na educação?

Saber o que é o metaverso e a sua relação com as diversas áreas da sociedade é imprescindível para acompanhar as inovações tecnológicas e como elas podem influenciar nossa vida. Em uma palestra exclusiva no estande do Edify na Bett Educar, Beatriz Negri trabalhou o tema em suas ramificações e abriu espaço para discussões construtivas sobre os principais aspectos que permeiam esse assunto.

Aqui, apresentamos os tópicos abordados na palestra, com aporte teórico da palestrante. Continue lendo e fique por dentro!

Faça o download de um infográfico gratuito!

Como tudo começou – A história e o conceito do metaverso

O conceito de metaverso foi pensado sob a ficção científica de Neal Stephenson, criador e idealizador do termo, por meio do romance Snow Crash, publicado em 1992. A narrativa desse livro se passa em um ambiente exclusivamente digital e o autor expõe que o metaverso é um sucessor da internet.

Quase 30 anos depois, temos um exemplo concreto do que Stephenson já retratou nos anos 90 – a mudança do nome de uma das maiores redes sociais do mundo de “Facebook” para “Meta” – deixando nítido o compromisso da companhia em criar o metaverso.

Mas afinal, o que é metaverso?

O que é metaverso e como funciona?

Segundo Negri, “se olharmos para a origem da palavra, ‘meta’ quer dizer ‘além’ e ‘verso’ faz referência ao universo. Então, de uma maneira bastante simplificada […], metaverso é algo que está para além do universo, que transcende o universo que a gente conhece hoje”. Esse é um conceito simples e preciso sobre o que é o metaverso.

Na prática, o metaverso já está em construção e existem diversos sinais que nos mostram que é para esse lugar que estamos caminhando. Não muito tempo atrás, tínhamos a internet discada, com acesso limitado, já que nem todos tinham contato com essa realidade. Entrávamos na internet em situações muito específicas e para fins, também, muito particulares.

As coisas foram mudando principalmente quando nos foi apresentado a era da internet móvel. Nesse momento, passamos a ter acesso à internet 24 horas por dia, 7 dias na semana, em um aparelho pequeno que carregamos para qualquer lugar. Nesse pensamento, qual o limite do digital? Para onde mais podemos ir?

O metaverso vem para mostrar que podemos ir muito além. Se antes só poderíamos consumir esse conteúdo, hoje podemos estar e viver nele.

O metaverso como sucessor da internet e seus impactos na educação

Se o metaverso se propõe a ser o substituto da internet, assim como ela, ele não é um lugar, um espaço, um mundo ou uma realidade. Na verdade, ele é um conjunto de protocolos, de tecnologias, linguagens, conteúdos e experiências. Então, qual é a sua influência e o seu impacto na educação atual?

Para responder a essa pergunta, de acordo com Negri, é importante ter em mente dois aspectos diferentes:

1. A educação no metaverso

É quando tratamos da experiência e do aprendizado dentro do metaverso. Nesse caso, o aprendiz é protagonista de sua aprendizagem e consegue visualizar de perto tudo o que está aprendendo, o que deixa os estudos mais contextualizados e relevantes para a vida do estudante.

Nesse cenário, os games desenvolvem um papel muito importante sobre a criação do metaverso, possibilitando a experiência imersiva do usuário. É por isso que as empresas da área já estão desenvolvendo, inclusive, soluções educacionais.

Diante desses pontos, é interessante ter em mente que, apesar de ainda não vivermos no metaverso de fato, estamos caminhando para ele mais rápido do que imaginamos e é por isso que precisamos nos preparar para essa realidade.

2. A educação para o metaverso

No sentido de capacitar mão de obra e desenvolver habilidades para que as pessoas possam atuar nesse novo contexto. Na prática, letramento, cultura e cidadania digital são pontos importantes para se desenvolver a fim de participar dessa revolução de forma consciente.

Em sua palestra, Beatriz Negri destaca a importância de não ignorar esse novo momento tecnológico nem negligenciar as novas necessidades:

“A gente precisa conseguir trazer ela (tecnologia) para dentro da realidade das escolas e da vida dos alunos para eles saberem consumir isso da melhor maneira possível, fazendo o uso ético e qualificado das diferentes mídias e informações” (NEGRI, 2022)

Conseguindo capacitar e desenvolver as habilidades dos nossos alunos, eles estarão devidamente preparados para enfrentar qualquer situação.

O Edify em uma educação inovadora no metaverso

Nós, do Edify, acreditamos nisso: na importância de colocar o estudante no centro da experiência do aprendizado, no seu próprio protagonismo. Tudo isso para que o processo de aprendizagem seja mais contextualizado, engajador e relevante para ele. E é justamente isso o que promovemos com nossas escolas parceiras.

Trabalhamos com materiais digitais que permitem um contato mais próximo dos alunos com a tecnologia, como é o caso das nossas atividades em VR do Percy. Temos, ainda, outros conteúdos focados em multiletramentos, que é a proposta do News & Views, um material que visa expor os alunos a uma curadoria de temas atuais ao mesmo tempo em que entendem sobre as diferentes mídias, fontes e a veracidade da informação que consomem.

Por fim, nossa escola de programação, codeBuddy, também é muito importante para pensarmos no futuro profissional das nossas crianças e adolescentes.

Trazendo uma reflexão importante sobre o metaverso e a educação, Beatriz Negri expressa:

“O mundo está cada vez com menos fronteiras, isso já vem acontecendo há muito tempo e o metaverso se propõe a fundir, cada vez mais, as fronteiras entre o digital e o físico. Então, se o mundo está cada vez com menos fronteiras, estamos cada vez mais próximos de pessoas e de experiências, e, se estamos cada vez mais próximos de pessoas e experiências, precisamos saber nos comunicar. É aí que entra a importância da educação bilíngue e o Edify como um grande parceiro para que, de fato, possamos preparar nossos alunos para o futuro e para essa nova realidade” (NEGRI, 2022).

Veja também: Saiba porque aprender inglês na escola é tão importante

Diferencie a sua escola!

REFERÊNCIA

Negri, Beatriz. In: BETT BRASIL, 2022. São Paulo.

Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

gamificacao

Gamificação: Tudo o que Você Precisa Saber para Transformar a Educação!

A gamificação transcende a simples aplicação de jogos na sala de aula, representando uma revolução no paradigma educacional. Trata-se da inserção estratégica de elementos e princípios de jogos em contextos educativos, redefinindo a dinâmica do…

bilinguismo

Bilinguismo: saiba tudo sobre essa tendência linguística

O bilinguismo tem se destacado como uma tendência linguística cada vez mais relevante, gerando discussões entre pais e escolas sobre os benefícios e as possíveis desvantagens associadas a essa prática educacional. Com a globalização e…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!