Saltar para o conteúdo
O que são os Itinerários Formativos

Entenda o que são os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

Em 2022 entra em vigor o chamado Novo Ensino Médio, e todas as escolas que têm turmas de Ensino Médio devem se adequar às novas regras. Com essa nova configuração, os estudantes passam a ter uma carga horária de 3000 horas, sendo um máximo de 1800 horas para a Formação Geral Básica e um mínimo de 1200 horas para os Itinerários Formativos, a grande novidade.

Neste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse tema e te ajudar a se preparar para a implementação do Novo Ensino Médio em 2022. Vem com a gente!

O que são os Itinerários Formativos?

A grande novidade do Novo Ensino Médio é o conjunto de unidades curriculares, denominadas de Itinerários Formativos, que devem ser ofertadas pelas escolas e redes de ensino para o aprofundamento de conhecimentos e preparação para o futuro dos alunos.

Dessa forma, os itinerários dão a possibilidade do estudante se aprofundar nos temas de sua preferência com objetivos pessoais ou de preparação para o mercado de trabalho.

Como estão organizados os Itinerários Formativos?

Agora que você já sabe o que são os Itinerários Formativos, é essencial que você entenda como eles estão organizados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Afinal, os Itinerários Formativos podem estar organizados por área do conhecimento e formação técnica e profissional, ou mobilizar competências e habilidades de diferentes áreas ou da formação técnica e profissional no caso dos itinerários integrados.

Quais são as áreas de conhecimento dos Itinerários?

As áreas do conhecimento são Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Os estudantes vão poder cursar um ou mais Itinerários Formativos, de forma concomitante ou sequencial. As redes terão autonomia para definir os itinerários oferecidos, considerando suas particularidades e os anseios de professores e estudantes. Esses itinerários podem mobilizar todas ou parte das competências específicas da(s) área(s) em que está organizado.

Quais são os objetivos dos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio?

Os Itinerários foram pensados para tornar o Ensino Médio uma experiência educacional mais interessante para os estudantes, e eles têm 4 principais objetivos:

Aprofundar e ampliar aprendizagens

São diversas as oportunidades para que os alunos possam estudar de forma mais profunda os temas de seu interesse.

Consolidar a formação integral

A escola agora tem a responsabilidade de olhar para o aluno em todos os seus aspectos. Priorizando necessidades socioemocionais, por exemplo, e tudo mais que dê ao aluno ferramentas para construir seu próprio projeto de vida.

Promover valores universais

Ética, liberdade e democracia são alguns dos valores universais que devem ser desenvolvidos a partir dos Itinerários Formativos.

Desenvolver as habilidade do cidadão do século XXI

A escola assume o papel de preparar os alunos para o mundo desenvolvendo habilidades importantes como tomada de decisão e resolução de problemas.

Quer saber mais sobre o que são os Itinerários Formativos e como implementar na sua escola? Então baixe o e-book “O Guia Definitivo dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio”. Com esse material completo, você vai entender de vez como funcionam os Itinerários, além de ter insights e um passo a passo de como implementar na sua escola a tempo do próximo ano letivo.

Clique no banner abaixo para baixar o seu e-book!

Compartilhe esse texto!

Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos relevantes sobre educação!

Veja textos relacionados: