Saltar para o conteúdo
homeschooling

Oportunidades de usar metodologias ativas na Educação a Distância

O isolamento social ao qual estamos submetidos movimentou a educação em diversas esferas. Com escolas, cursos e instituições de ensino superior fechadas por conta da epidemia do COVID-19, professores de todos os segmentos estão mobilizados para entender novas ferramentas digitais com o objetivo de seguir transmitindo conhecimento para os estudantes. Será que uma porta se abre para entendermos de fato para que servem as metodologias ativas na educação a distância?

Somos cobrados em pensar na personalização do ensino, em plataforma de jogos, na inclusão de pessoas com deficiência, em uma nova arquitetura pedagógica da sala de aula e no trato das habilidades socioemocionais de nosso alunado. Em aulas presenciais, o desafio é enorme na hora de lidar com todas essas questões. Como o ensino vai ficar com a necessidade de  usar a tecnologia como mediadora dessa transmissão de informação e conhecimento?

Saiba mais sobre os programas Edify!


Sala de aula invertida

Com essa metodologia, o meio virtual será mediador do acesso ao conteúdo de estudo que o professor vai enviar. O aluno não estará em presencialmente em sala, com a leitura feita e conhecimento prévio do material da aula. Dessa vez, o encontro será pelo Google Meet, em audiovisual, por exemplo.

A boa notícia é que essa situação de se manter online e a distância não é definitiva. Voltaremos a nos encontrar presencialmente. 

PBL – Aprendizagem baseada em problemas / projetos

Essa é outra que cabe aplicar em grupos de jovens e adultos. A proposta pedagógica defende a ideia de que a aprendizagem significativa deve ser baseada na solução de problemas. Pode ser uma oportunidade de pensar em rotina, organização do lar, leituras em casa e em outras questões envolvendo nosso ambiente residencial.

Uma aula que faça pensar sobre ecologia, meio ambiente, hábitos saudáveis, não seria legal nesse momento? Proponha uma questão e volte na aula seguinte para discutir as soluções pensadas pelos alunos.

Estudos de caso 

Eles são muito bem-vindos na educação online. É sempre bom conhecer e se inspirar em situações que foram vivenciadas por empresas, por exemplo. Reconhecer o erro é engrandecedor e faz parte de uma habilidade socioemocional desse novo milênio.

Mas é bom evitar falhas em nossos projetos futuros e reduzir as incertezas. O estudo de caso, portanto, pode ser entregue ou trabalhado ao longo da discussão online. Ganhamos fazendo benchmarking.

Microlearning 

Uma forma de aprendizado também está muito presente no nosso dia a dia em ambiente online. Os influenciadores digitais e os produtores de conteúdo, por exemplo, são bons exemplos dessa informação que chega por meio de vídeos curtos, postagens em redes sociais e lives no youtube e no instagram.

O Youtube Edu é um bom espaço para aprender. A novidade que chega ao mercado é a rede social Tik Tok. Sugerimos conhecê-la. Há professores de inglês muito divertidos por lá.

Esse momento é de mudança de mindset. Uma nova mentalidade que só vai mostrar que tecnologia e educação servirão para soluções de problemas complexos.

Quando usamos a criatividade, surge uma oportunidade. Essa chance de inovação é que não podemos perder, e usar metodologias ativas na educação a distância é só uma parte disso. Educadores dos quatro cantos do mundo estão engajados em promover um ensino de qualidade e inovador. 

Converse com um dos nossos consultores!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

jogo_online_educacional

Jogo online educacional: como o Edify Play revolucionou o ensino de inglês nas escolas

No cenário educacional contemporâneo, a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação da forma como os alunos aprendem, e uma das inovações mais marcantes nesse contexto é a gamificação, que utiliza elementos de jogos para…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!