Oportunidades de usar metodologias ativas na Educação a Distância
Educação
ter abr 7
Marcio Gonçalves
Marcio Gonçalves

Marcio Gonçalves

Coordenador Acadêmico do departamento de Academic Learning & Development da Spot Educação. Doutor em Ciência da Informação. Professor Universitário. Educador Google Innovator e Google For Education Certified Trainer.

Marcio Gonçalves

Oportunidades de usar metodologias ativas na Educação a Distância

O isolamento social ao qual estamos submetidos movimentou a educação em diversas esferas. Com escolas, cursos e instituições de ensino superior fechadas por conta da epidemia do COVID-19, professores de todos os segmentos estão mobilizados para entender novas ferramentas digitais com o objetivo de seguir transmitindo conhecimento para os estudantes. Será que uma porta se abre para entendermos de fato para que servem as metodologias ativas na educação a distância?

Somos cobrados em pensar na personalização do ensino, em plataforma de jogos, na inclusão de pessoas com deficiência, em uma nova arquitetura pedagógica da sala de aula e no trato das habilidades socioemocionais de nosso alunado. Em aulas presenciais, o desafio é enorme na hora de lidar com todas essas questões. Como o ensino vai ficar com a necessidade de  usar a tecnologia como mediadora dessa transmissão de informação e conhecimento?

Sala de aula invertida

Com essa metodologia, o meio virtual será mediador do acesso ao conteúdo de estudo que o professor vai enviar. O aluno não estará em presencialmente em sala, com a leitura feita e conhecimento prévio do material da aula. Dessa vez, o encontro será pelo Google Meet, em audiovisual, por exemplo. A boa notícia é que essa situação de se manter online e a distância não é definitiva. Voltaremos a nos encontrar presencialmente. 

PBL – Aprendizagem baseada em problemas / projetos

Essa é outra que cabe aplicar em grupos de jovens e adultos. A proposta pedagógica defende a ideia de que a aprendizagem significativa deve ser baseada na solução de problemas. Pode ser uma oportunidade de pensar em rotina, organização do lar, leituras em casa e em outras questões envolvendo nosso ambiente residencial. Uma aula que faça pensar sobre ecologia, meio ambiente, hábitos saudáveis, não seria legal nesse momento? Proponha uma questão e volte na aula seguinte para discutir as soluções pensadas pelos alunos.

Estudos de caso 

Eles são muito bem-vindos na educação online. É sempre bom conhecer e se inspirar em situações que foram vivenciadas por empresas, por exemplo. Reconhecer o erro é engrandecedor e faz parte de uma habilidade socioemocional desse novo milênio. Mas é bom evitar falhas em nossos projetos futuros e reduzir as incertezas. O estudo de caso, portanto, pode ser entregue ou trabalhado ao longo da discussão online. Ganhamos fazendo benchmarking.

Microlearning 

Uma forma de aprendizado também está muito presente no nosso dia a dia em ambiente online. Os influenciadores digitais e os produtores de conteúdo, por exemplo, são bons exemplos dessa informação que chega por meio de vídeos curtos, postagens em redes sociais e lives no youtube e no instagram. O Youtube Edu é um bom espaço para aprender. A novidade que chega ao mercado é a rede social Tik Tok. Sugerimos conhecê-la. Há professores de inglês muito divertidos por lá.

Esse momento é de mudança de mindset. Uma nova mentalidade que só vai mostrar que tecnologia e educação servirão para soluções de problemas complexos. Quando usamos a criatividade, surge uma oportunidade. Essa chance de inovação é que não podemos perder, e usar metodologias ativas na educação a distância é só uma parte disso. Educadores dos quatro cantos do mundo estão engajados em promover um ensino de qualidade e inovador. 

Compartilhar:

Comentários:

* Campos obrigatórios.

Edify Education

Wed Apr 15

Ficamos muito felizes com o seu comentário, Andréa! Para saber mais sobre educação online, não deixe de acompanhar o nosso blog e as nossas redes sociais (@edifyoficial). Tem muita novidade vindo por aí!?

Edify Education

Wed Apr 15

Oi Giovana! Você pode se atualizar em tudo que há de mais novo sobre o mundo da educação bilíngue aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais (@edifyoficial). Estamos muito animados para ter você como parte dessa rede ?!

Edify Education

Wed Apr 15

Esperamos que você tenha aproveitado as dicas João! No nosso Facebook e Instagram (@edifyoficial) estamos diariamente postando mais iniciativas para enriquecer a sua aula :D

Edify Education

Wed Apr 15

Obrigada pelo comentário, Katia! O Edify acredita muito no protagonismo do aluno para uma aprendizagem cada vez melhor e mais participativa. Fica ligada no nosso blog, estamos preparando muito mais dicas legais para você! ?

Edify Education

Wed Apr 15

Obrigada, Marileide! Continue acompanhando os posts do nosso blog, que estamos atualizando constantemente com dicas para os educadores se adaptarem a essa nova era. ?

Marileide

Wed Apr 15

Perfeito! Era digital.

katia pinto da silva

Thu Apr 9

Material enrriquecedor, disse mesmo a hora é essa,

João Vitor

Thu Apr 9

Boas iniciativas para levar para a sala de aula. ;)

Giovana

Thu Apr 9

Quero ficar por dentro da educação bilíngue

Andréa Schoch Marques Pinto

Thu Apr 9

Excelentes e preciosas orientações que vão revolucionar o trabalho com os alunos numa perspectiva de Educação On-line. Parabéns ao autor, sabe muito!

Artigos relacionados

Editora brasileira vence o “Oscar” dos Materiais Didáticos de 2020
Educação

Editora brasileira vence o “Oscar” dos Materiais Didáticos de 2020

A Learning Factory, editora responsável pela produção dos materiais didáticos do Edify trouxe para o Brasil o…

Leia Mais

Making learning visible: 5 ideias para dar visibilidade ao aprendizado dos alunos
Educação
qui out 15 Marcela Nesello

Making learning visible: 5 ideias para dar visibilidade ao aprendizado dos alunos

Como professores e gestores escolares, o aprendizado de nossos alunos é muito claro para nós, não é mesmo? Sabemos exatamente quanto e em quais…

Leia Mais

Gamificação nas Escolas: estratégias para fomentar a autonomia
Educação
ter out 6 Carol Christino

Gamificação nas Escolas: estratégias para fomentar a autonomia

Como uma criança nascida nos anos 80, eu vivi o surgimento dos jogos de videogame e computador. Mas antes mesmo dessa revolução tecnológica…

Leia Mais