Saltar para o conteúdo

Como um plano escolar pode ser o segredo do sucesso em 2022?

  • Gestão Escolar

Toda escola está sujeita a se deparar com situações inesperadas que parecem tirar todos os processos do eixo. No entanto, mesmo que não seja possível prever toda e qualquer adversidade, um bom plano escolar garante que sua instituição esteja preparada para lidar de maneira rápida e efetiva com imprevistos. É por isso que o Edify preparou este conteúdo para falar sobre o plano escolar em 2022. Afinal, a nossa felicidade é o seu sucesso!

O planejamento escolar é uma ferramenta fundamental para nortear o funcionamento da escola durante o ano letivo. A partir dele, é definido o que será ensinado, quem são os responsáveis por cada função, além de questões burocráticas e administrativas.

Ao planejar, refletimos sobre nossos objetivos e podemos traçar estratégias e metas para alcançá-los. Assim, estamos prontos para enfrentar cenários adversos, mesmo que eles sejam completamente inesperados, como a pandemia de covid-19, que obrigou, de uma hora para outra, a maioria das escolas a mudar seu modelo de funcionamento.

A pandemia deixou claro que a capacidade de adaptação é essencial para o sucesso em um cenário de grandes incertezas. E, para se adaptar, a organização depende de um bom plano escolar, que saiba identificar todos os pontos fortes e fracos e como tirar o melhor deles para alcançar o sucesso.

Mesmo com o avanço da vacinação e o aceno ao retorno presencial das aulas, ainda não temos nenhuma certeza sobre o que esperar do contexto escolar em 2022. Agora, mais do que nunca, é hora de criar um plano escolar que leve em conta todos os cenários possíveis e deixe sua escola preparada para qualquer situação.

Sendo assim, prossiga com a leitura e entenda como um plano escolar pode ser o segredo do sucesso em 2022. Leia até o final!

Tipos de plano escolar

Existem dois tipos básicos de planejamento escolar: participativo e estratégico. Vamos conhecer um pouco como funciona cada um deles?

Plano escolar participativo

No planejamento participativo, o plano escolar é construído com a participação de toda a comunidade escolar: docentes, pais, alunos etc. Esse processo é extremamente importante para identificar questões tanto da realidade interna da escola, quanto da externa.

Em tempos de pandemia, a última se torna ainda mais relevante: as condições de infraestrutura às quais professores e alunos têm acesso para executar e acessar o estudo híbrido, por exemplo, é um ponto de extrema importância para o plano escolar de 2022.

Plano escolar estratégico

O planejamento estratégico concentra as decisões nas mãos do gestor e é mais focado em questões como mercado, metas, investimento e satisfação do cliente. Nesse tipo de plano, a análise de dados quantitativos e qualitativos tem um grande peso!

Qual tipo de plano escolar é melhor?

Pode ser que agora tenha batido a dúvida: qual plano escolher para a minha escola? A resposta vai depender da realidade da sua instituição. Se já existe um processo participativo eficiente e a comunidade escolar se demonstra satisfeita e contemplada pelas decisões tomadas, mas, por outro lado, você vê que as metas não estão atingindo os níveis desejados, uma boa ideia é concentrar forças no planejamento estratégico.

Agora, se suas metas estão em dia e os números só trazem notícias boas, mas o feedback de alunos e professores não é dos melhores, considere dar uma atenção maior ao planejamento participativo. Além de contribuir para o melhor funcionamento da escola, a participação dos alunos nas tomadas de decisão também faz com que eles experimentem a democracia na prática e se tornem cidadãos mais engajados!  

O cenário ideal é equilibrar os dois tipos de planejamento, valorizando o que cada um acrescenta de melhor. Afinal, como sempre destacamos no Edify, gerir uma instituição de ensino é um processo integrado, que envolve tanto a área administrativa quanto um plano pedagógico bem estruturado. É aí que entra a gestão pedagógica.

E o planejamento pedagógico?

Uma boa gestão pedagógica é fundamental para o sucesso de qualquer instituição de ensino, principalmente em um contexto tão incerto como o atual. O ensino híbrido, e mesmo a volta ao ensino presencial no “novo normal”, vai demandar constante reavaliação e adequação de metodologias para se adaptar às diferentes realidades dos alunos e das próprias instituições. 

Sendo assim, a estruturação do plano pedagógico é um passo essencial para ter controle do que acontece na instituição e garantir o sucesso escolar em 2022!

O que é planejamento pedagógico, afinal?

O planejamento pedagógico é tão importante que sua realização é assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Muitas vezes chamado de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo, o plano pedagógico é um documento de referência para desenvolvimento da grade curricular, organização e utilização de espaços e recursos, entre outras orientações para o bom funcionamento da escola.

Esse tipo de orientação é especialmente necessária em tempos de mudança e adaptação como os que vivemos. O ensino à distância ou híbrido muda completamente a forma de trabalhar diversos temas. Assim, ter diretrizes concretas é fundamental para que os professores possam realizar um bom trabalho e os alunos continuem tendo acesso aos melhores recursos e sigam seu caminho para o sucesso.

A importância de inovar no planejamento pedagógico em 2022

Acrescentar conceitos novos ao planejamento pedagógico, como a sala de aula invertida ou metodologias ativas — que pode funcionar muito bem nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, por exemplo — pode ajudar gestores, professores e alunos a tirarem o melhor do que a tecnologia tem a oferecer!

Independentemente da direção escolhida para o plano, de uma coisa não há dúvidas: é essencial contar com um planejamento pedagógico bem estruturado em 2022, bem como com professores altamente qualificados e treinados para um ensino de excelência na sala de aula.

Ao desenvolver um plano escolar, o gestor poderá ouvir as experiências da equipe docente e pedagógica, promover o diálogo e comparar e revisar dados, aprimorando o trabalho da escola. Dessa forma, será possível identificar o que funciona ou não e criar uma escola diferenciada e que atrai cada vez mais alunos.

Sendo assim, é possível compreender a importância de planejar o ano letivo e como um plano escolar pode ser o segredo do sucesso no mercado educacional, especialmente em 2022. Parabéns por chegar até aqui! Agora é hora de colocar a mão na massa e começar o seu planejamento escolar para o próximo ano.

Para saber mais sobre adaptação do plano escolar e conhecer tendências educacionais para a próxima década, leia nosso post “Fortalecendo a sua escola por meio das Instruções Diferenciadas”!

Compartilhe esse texto!

Veja textos relacionados: