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Como medir o sucesso do seu programa bilíngue?

Dentro de um contexto educacional, ensino, aprendizagem e avaliação caminham lado a lado. Para um programa bilíngue obter êxito, é necessário que o mesmo inclua instrumentos de avaliação adequados aos seus objetivos e que envolva o aluno e o professor no processo avaliativo em vários momentos dos ciclos de aprendizagem.

O que é avaliação formativa e somativa?

Existem dois objetivos principais na avaliação de alunos: promover o aprendizado e medir e interpretar o que foi aprendido. A avaliação formativa foca na melhoria e no progresso de um objetivo de aprendizagem.

Em outras palavras, é a avaliação para medir a aprendizagem com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente. Na avaliação formativa, checa-se o aprendizado durante todo o ciclo de ensino para determinar seu progresso e decidir os próximos passos.

Já a avaliação somativa, refere-se aos processos e instrumentos que proporcionam uma avaliação geral e final da aprendizagem de um aluno dentro de um período ou unidade específica. Ou seja, é a avaliação do aprendizado dentro de um contexto.

Comparam-se os resultados individuais com pares ou com um padrão ou nota pré-estabelecida. Ambos os modelos se complementam e são extremamente importantes para escolas bilíngues, pois as perguntas de caráter formativo, “para onde vamos”, “onde estamos” e “como chegamos lá” se beneficiam de evidências qualitativas e quantitativas obtidas por meio da avaliação dos alunos.

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Como utilizar portfólios como instrumento de avaliação?

Podemos utilizar portfólios como forma de avaliação formativa, ou seja, para medir e identificar a aprendizagem do aluno. Um portfólio é uma coletânea de atividades, trabalhos e produções de alunos que dão visibilidade à construção do conhecimento, à organização dos saberes e às habilidades desenvolvidas durante um ciclo de aprendizagem.  Sendo um documento vivo e colaborativo, é organizado pelos alunos com a supervisão do professor.

Portfólios possibilitam que aprendizes documentem o seu próprio progresso, tomando consciência de suas dificuldades e avanços. Permitem a professores avaliar esse crescimento, refletir sobre a eficácia de suas próprias práticas pedagógicas e fazer modificações, visando suprir as necessidades de seus alunos ou proporcionar maiores desafios.  As trocas entre professor e alunos incluem vários momentos de feedback, e os alunos sentem-se engajados, pois são agentes de seu desenvolvimento.

Como avaliar a proficiência linguística de alunos em programas bilíngues?

O bilinguismo caracteriza-se pelo uso de uma ou mais línguas adicionais. Especificamente no Brasil, programas bilíngues dentro de escolas utilizam o inglês como um recurso que faz a mediação entre saberes, fazeres e reflexões e oportuniza vivências. Desta forma, o domínio da língua é extremamente importante para a evolução e desenvolvimento dos alunos. Há instrumentos com objetivos distintos para avaliar a proficiência linguística de aprendizes:

  • • Testes de nivelamento determinam o nível linguístico de alunos, tradicionalmente no início da implementação de um programa bilíngue; são essenciais para definir o nível linguístico de um grupo de alunos e o material apropriado a ser utilizado;
  • • Testes diagnósticos indicam os pontos fortes e pontos fracos a serem desenvolvidos em áreas específicas; são ideais em momentos iniciais de ciclos de aprendizado, para discutir e definir prioridades dentro de um leque de opções;
  • • Testes de progresso avaliam o desempenho de alunos em conteúdos ou ciclos específicos; sua especificidade apoia objetivos de curto e médio prazo;
  • • Testes de proficiência medem a competência linguística de aprendizes, correlacionando os resultados com os níveis do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas: A1 e A2 (básico), B1 e B2 (independente), C1 e C2 (proficiente).

Qual o papel de exames internacionais em uma escola bilíngue?

Alunos inseridos em um programa bilíngue estão expostos à língua adicional com carga horária variável, em geral a partir de cinco horas semanais. Considerando-se objetivos de longo prazo, os exames internacionais validam a proficiência do aluno e, consequentemente, o sucesso do programa, pois são reconhecidos internacionalmente por outras instituições de ensino, órgãos governamentais e empresas.

Os exames de Cambridge, por exemplo, oferecem qualificações que abrangem desde os níveis mais básicos até proficiência avançada, com formatos, objetivos e conteúdos adequados aos segmentos escolares.

Ao prepararem-se para os exames de Cambridge, os alunos sentem-se motivados para aprimorar o seu domínio da língua, buscando oportunidades extraclasse para estudos, o que gera autonomia.  Também desenvolvem competências e práticas comunicativas, habilidades específicas e se familiarizam com procedimentos de avaliação formal.

Ao obter um certificado internacional, o aluno comprova ao mundo a sua competência na língua, o que poderá oportunizar vivências futuras em contextos educacionais ou profissionais no exterior. Além disto, sente-se feliz e orgulhoso com essa conquista.

Autor: Cristiane Corsetti


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O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

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