Saltar para o conteúdo
Suporte emocional

Suporte emocional para o retorno das aulas

Todos os alunos precisarão de suporte emocional extra com o retorno das aulas. Embora os adolescentes normalmente já questionem a autoridade e ajam impulsivamente, agora  alguns se automedicam com substâncias ou ignoram as medidas físicas de distanciamento como forma de lidar com a ansiedade resultante da pandemia.

É importante que as escolas retornem dando atenção à programação emocional e falem sobre tópicos como habilidades de enfrentamento logo na primeira semana, ressaltando os hábitos que eram estabelecidos em casa e as possibilidades de adaptação com a reintegração.

Os professores terão que se afastar para permitir que os alunos expressem seus pensamentos e emoções como parte do chamado “aprendizado social emocional”, que já é presente em muitos currículos em todo o país. Essa é uma possível maneira de ensinar os alunos a gerenciar suas emoções, aprender empatia e compaixão e desenvolver resiliência.

Esse tipo de aprendizado, separado do apoio à saúde mental, pode envolver a resposta dos alunos ao que está acontecendo em sua comunidade ou ao redor do mundo e estar ciente de como eles lidariam com determinadas situações. 

Saiba mais sobre os programas Edify!

Algo que essa pandemia nos mostrou é que as habilidades para a vida nos fazem passar. É na adaptabilidade, resiliência, habilidades de comunicação e regulação emocional, capacidade de resolver problemas e ter otimismo diante das dificuldades que precisamos colocar nosso foco. 

Tenho conversado com especialistas que são unânimes em afirmar que os professores devem estar preparados para fornecer “práticas integrativas de trauma” em resposta às necessidades dos alunos, especialmente aqueles que podem estar com medo de ter testemunhado violência doméstica ou experimentado falta de comida durante a pandemia.

Temos que ter certeza de que, quando eles voltarem, estaremos prontos para analisar e lidar com essas situações e nos preocupar com o conteúdo posteriormente. Sabemos que teremos alunos com trauma, inclusive com o trauma de voltar para a sala de aula com todas as incógnitas.

É difícil saber como as crianças mais novas reagirão ao ver professores em equipamentos de proteção individual, se optarem por usá-lo, além de não poderem se aproximar dos colegas de classe que não veem há meses.

A mudança para o aprendizado online em tempo integral na pandemia de trouxe mudanças e desafios à sua sala de aula.  Esse vírus roubou a experiência escolar de nossos alunos pelo resto do ano e não temos certeza do que virá a seguir. Eles sentem falta de seus amigos e professores, da sensação de estarem juntos e conectados. Portanto, temos também que trabalhar nas habilidades de relacionamento e como conversar um com o outro da maneira certa.

É uma realidade assustadora, sem dúvida, mas a pior coisa que podemos fazer por nossos professores, alunos e famílias é priorizar o pedagógico durante a pandemia. É quase impossível esperar que o ensino e a aprendizagem ocorram em uma crise sem prestar atenção às nossas emoções.

Fique calmo, escute e ofereça carinho!

Seja um modelo

As crianças vão reagir e seguir suas reações. Eles aprendem com o seu exemplo.

Esteja ciente de como você fala sobre o COVID-19

Sua discussão sobre o vírus pode aumentar ou diminuir o medo do seu filho. Se for verdade, lembre-o de que sua família é saudável e você fará tudo o que estiver ao seu alcance para manter os entes queridos em segurança e bem. Ouça com atenção ou peça-lhes que desenhem ou escrevam seus pensamentos e sentimentos e respondam com verdade e segurança.

Explique o distanciamento social

As crianças provavelmente não entendem completamente por que os pais/responsáveis ​​não os permitem ficar com os amigos. Diga ao seu filho que sua família está seguindo as diretrizes dos órgãos competentes, que incluem distanciamento social.

Mostrar às crianças mais velhas os gráficos os ajudará a compreender o significado do distanciamento social. Explique que, embora não saibamos quanto tempo levará para “achatar a curva” e reduzir o número de pessoas infectadas, sabemos que este é um momento crítico – devemos seguir as diretrizes dos especialistas em saúde para fazer nossa parte.

Pratique respiração profunda

Essa é uma ferramenta valiosa para acalmar o sistema nervoso. Faça exercícios respiratórios com seus filhos.

Concentre-se no positivo

Celebre ter mais tempo para gastar em família. Torne o mais divertido possível. Faça projetos familiares. Organize pertences, crie obras-primas. Cante, ria e faça coisas surpreendentes, se possível, para se conectar com a natureza e fazer o exercício necessário. Permita que crianças mais velhas se conectem virtualmente com seus amigos.

Estabeleça e mantenha uma rotina diária

Manter um cronograma regular fornece uma sensação de controle, previsibilidade, calma e bem-estar. Também ajuda as crianças e outros membros da família a respeitar a necessidade dos outros por um tempo calmo ou ininterrupto e quando eles podem se conectar virtualmente com os amigos.

Identifique projetos que possam ajudar outras pessoas

Isso pode incluir: escrever cartas para os vizinhos ou outras pessoas que possam ficar presas em casa sozinhas ou para profissionais de saúde; enviando mensagens positivas pelas mídias sociais; ou lendo o livro de crianças favorito em uma plataforma de mídia social para as crianças mais novas ouvirem.

OFEREÇA MUITO AMOR E CARINHO!

Converse com um dos nossos consultores!
Compartilhe esse texto!
Avatar de Edify Education
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

impacto_da_tecnologia_na_sociedade

Impacto da tecnologia na sociedade: entendendo o bem-estar de crianças e adolescentes nos espaços digitais

Nativos digitais é a expressão usada para definir os quase dois bilhões de crianças em todo o mundo, que não conhecem um mundo sem smartphones. O impacto da tecnologia na sociedade tem sido tão significativo…

bett_educar

Bett Educar: Edify traz inovação e bilinguismo

Entre os dias 08 e 11 de maio o Edify participou da maior feira internacional de educação da América Latina, a Bett Educar. Saiba como foi o evento!

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Deixe um comentário

Seu contato não será exibido!